Notícias

Regional

Em entrevista no Variedades o Prefeito de Jari João Hohemberger falou sobre o Pacto federativo

12/11/2019 10:11:51

Na manhã desta segunda-feira, 12 de novembro, em entrevista no Variedades o Prefeito de Jari João Hohemberger de Oliveira, o João Zico, falou sobre o Pacto federativo que prevê incorporar a municípios vizinhos de cidades com até 5 mil habitantes.

As mudanças no pacto federativo, propostas em uma das três PECs enviadas nesta terça-feira, 5, pelo governo ao Congresso preveem a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total.

De acordo com o Ministério da Economia, há, atualmente, 1.254 municípios que seriam incorporados pelos vizinhos, de acordo com as mudanças propostas.

O município de Jari tem 3.575 habitantes segundo censo realizado em 2013.

A arrecadação do município de Jari é de 4,5%. Para chegar a 10% teria que aumentar impostos, taxas, sendo em desfavor para a população, explicou João. (João 1)

João disse que o Pacto federativo causou surpresa para todos.

Alguns impostos como o ICMS, PPI são arrecadados pelo governo estadual e federal, mas não entram na conta de arrecadação. João disse que se estes impostos fossem somados junto a arrecadação de Jari chegaria a 10%. (João 2)

João explicou que esta PEC é uma proposta inicial de ajuste de contas publicas que certamente sofrerá uma intermediação através do congresso na nacional entre o executivo e também a sociedade. Pessoas que vivem nestes locais atingidos sofrerão um retrocesso, disse João. (João 3)

A entrevista completa com João está disponível no link de áudios e entrevistas, aplicativo da Tupã e live do Variedades no facebook da Tupã.


  • João Zico - prefeito Jari



Buscar
Categorias
Arquivos