Notícias

Local

Sistema Informatizado de Gestão de Saúde Pública está sendo implantado em Tupanciretã

22/05/2019 11:05:31

No Programa Variedades desta quarta-feira, 22, estiverem presentes para realizar entrevista, o Prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza, o Técnico da Empresa GOVBR, Augusto Tolfo e o Diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Adriano Sagrilo que falaram sobre a nova implementação de um sistema informatizado de gestão de saúde pública em Tupanciretã. O Prefeito disse que até então eram realizadas fichas para atendimento nas unidades de saúde, sendo as informações destas fichas deslocadas para a Secretária de Saúde para a prestação de serviço ao SUS. Conforme o prefeito, o antigo sistema apresentava falhas e diminuição de arrecadação. O novo programa passará os dados diretamente ao SUS, e isto significa maior controle e arrecadação para o município, afirmou o Prefeito (Prefeito 1).

A GOVBR é uma empresa que trabalha diretamente com prefeituras e câmaras de vereadores, atendendo todas as áreas do setor público com diversos sistemas e equipes direcionadas para atender as áreas, conforme explicou Técnico da empresa, Augusto Tolfo (Augusto 1).

O Sistema que a GOVBR está implantando em Tupanciretã chama-se GS (Gov BR Saúde) e possui a proposta de formar um prontuário eletrônico do paciente, ou seja, todos os registros de atendimentos serão captados e incluídos dentro de um banco de dados, onde a chave de acesso é o cadastro junto ao SUS. Supondo que o paciente seja atendido em outra unidade de saúde, o médico desta poderá ter acesso ao diagnóstico de médicos de diferentes unidades que atenderam o paciente. Terão acesso também a informações como exames, encaminhamentos e acesso aos medicamentos que o paciente usa, conforme explicou Augusto (Augusto 2).

Augusto disse ainda que o sistema é grande, e que ainda não está concluído, mas acredita que em pouco tempo o sistema estará em sua totalidade em Tupanciretã. O Diretor de TI do município, Adriano Sagrilo afirmou que o município está em condições de atender as necessidades técnicas que a GOVBR necessita para a implantação do sistema e que para o sistema ser implantado, a equipe do setor de TI juntamente com o Prefeito e o Secretário da Saúde já vinham estudando a mais ou menos um ano quais seriam as necessidades. Uma das modificação realizadas foi em relação a internet da prefeitura em que os postos têm acesso, antes a qualidade era de 20MB e passou agora para 1GB. Além da melhoria de internet, houve também uma migração do banco de dados da prefeitura para a nuvem, onde caso aconteça um sinistro dentro da mesma, nenhum dado será perdido conforme explicou Sagrilo (Sagrilo 1).

À medida que a empresa Gov BR constatava necessidade de aparelhagens para os postos o município estava sempre preparado, afirmou Sagrilo (Sagrilo 2).

Adriano disse que outros sistemas informatizados estão sendo instalados no município, como na assistência que vai abranger o CRAS, o CREAS, o Corujinha Aquarela e o próprio Setor de Assistência, além de um Sistema na Educação. Estes sistemas serão colocados em um aplicativo chamado MOB que ainda não está com todas as informações completas e desta forma não está disponível. Como exemplo do Sistema da Saúde, no aplicativo, o paciente poderá realizar o agendamento de consultas através no bairro de atendimento do mesmo, conforme horários disponíveis, disse Sagrilo (Sagrilo 3).

Tupanciretã está entre os municípios que mais evoluíram na gestão de desenvolvimento e recebeu um convite da Fundação Newton Campos, para participar de um curso sobre gestão em São Paulo. O Prefeito explicou sobre esta premiação que esta em sua 13º edição (Prefeito 2).

Foram dois dias de intenso curso com profissionais de alta qualidade disse o Prefeito. Após os cursos, o município foi convidado juntamente com os demais premiados para participar de uma rede de troca de experiências com os municípios que não possuem os índices de acordo com evolução e desenvolvimento (Prefeito 3).

A entrevista completa com o Prefeito Carlos, Augusto e Adriano está disponível no site da Tupã no link de áudios e entrevistas.


  • Prefeitura



Buscar
Categorias
Arquivos