Notícias

Saúde

241 mil gaúchos entre 18 e 24 anos ainda não têm registro de imunização contra a covid-19

11/09/2021 09:09:52

Mais de duas semanas após o prazo previsto para o Rio Grande do Sul vacinar todos os adultos com pelo menos uma dose contra o coronavírus, a baixa adesão do público mais jovem à campanha de imunização preocupa as prefeituras.

O painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) indica que 21% dos gaúchos entre 18 e 24 anos ainda não têm registro da primeira dose, ou pouco mais de 241 mil pessoas – o equivalente a uma cidade do porte de São Leopoldo, por exemplo. O problema é mais acentuado na faixa até 19 anos: um quarto dessa população não tem notificação de vacina, patamar que chega a um terço em cidades como Porto Alegre.

A meta do Piratini era imunizar todos os adultos até 25 de agosto, mas as últimas faixas etárias a serem contempladas também vêm se mostrando as mais resistentes a se imunizar. É possível que uma parte dessa defasagem seja provocada pela demora no abastecimento dos dados no sistema informatizado do Ministério da Saúde, mas o fato de já terem passado várias semanas desde que esse público começou a ser atendido desperta preocupação generalizada entre gestores municipais da saúde.

Porto Alegre é uma das cidades com desempenho abaixo da média estadual nesse quesito. Nada menos do que 32% dos moradores de 18 e 19 anos ainda não figuravam no painel oficial de contabilização das vacinas até esta sexta (10) – cerca de 13,1 mil pessoas apenas nesse intervalo de idade.

Informações GZH.


  • Corona 2



Buscar
Categorias
Arquivos