Notícias

RegionalCulturaPolítica

ABERT apresenta nova governança à bancada gaúcha em Brasília

24/10/2025 03:10:23

Com um tradicional churrasco, a ABERT reuniu, na terça-feira (21), em Brasília, a bancada gaúcha do Congresso Nacional para a apresentação da nova governança da entidade.

Mais de 60 parlamentares, além de representantes de emissoras de rádio e TV e jornalistas, prestigiaram o encontro.

Em discurso, o presidente do Conselho Superior da ABERT e do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (SindiRádio), Roberto Cervo Melão, destacou a importância do rádio e da televisão aberta na vida dos brasileiros.

“Os desafios da nossa entidade são permanentes: a televisão e o rádio vêm demonstrando seu valor e resiliência como fontes seguras de entretenimento e informação gratuitos. A televisão aberta, com 75 anos de presença no Brasil, e o rádio, com 103 anos, têm muito a comemorar”, afirmou Melão.

O presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou que o encontro aproxima ainda mais a radiodifusão do Congresso Nacional.

“Os senhores e as senhoras que estão aqui hoje têm desempenhado um papel decisivo, seja na reconstrução do Rio Grande do Sul, seja na defesa da liberdade de expressão, de imprensa e do fortalecimento da radiodifusão. O Parlamento é e continuará sendo um espaço legítimo de representação, escuta e construção coletiva. Sem um Parlamento forte, não há democracia; e sem uma imprensa livre, não há cidadania”, destacou Flôres.

O presidente da Associação Internacional de Radiodifusão e vice-presidente Institucional da ABERT, Paulo Tonet Camargo, lembrou da representatividade do rádio e da TV brasileiros nas Três Américas.

“Hoje, a radiodifusão internacional tem no Brasil um paradigma de regulação e de avanço tecnológico da televisão. Nós esperamos continuar fazendo esse trabalho”, disse Tonet.

Em nome da bancada gaúcha, o deputado Bibo Nunes (PL-RS) ressaltou a credibilidade da radiodifusão.

“A importância do rádio e da televisão é incontestável. A credibilidade é alicerçada nesses meios”, afirmou o parlamentar.

Também prestigiaram o jantar os deputados Afonso Motta (PDT-RS), Alceu Moreira (MDB-RS), Marcel Van Hattem (NOVO-RS), Ronaldo Nogueira (Republicanos-RS), Any Ortiz (Cidadania-RS), Afonso Hann (PP-RS) e Luiz Carlos Busato (União-RS), além de representantes dos deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS) e Franciane Bayer (Republicanos-RS).
O evento também contou com a presença de Henrique Pires, secretário-executivo da representação do Governo do Rio Grande do Sul em Brasília.

Em clima de descontração, os convidados apreciaram músicas tradicionais gaúchas executadas pelo Trio Migrantes.

Com informações da ABERT.


  • ABERT



Buscar
Categorias
Arquivos