Notícias

LocalPolítica

Adão Pretto Filho, Deputado Estadual, concedeu entrevista à Rádio Tupã

07/07/2023 10:07:28

Adão Pretto Filho, Deputado Estadual, concedeu entrevista à Rádio Tupã. Realizando uma série de visitas por municípios da região central do Estado, e cumprindo com agenda em Tupanciretã nas localidades interioranas, o Deputado iniciou a entrevista comentando sobre sua luta parlamentar contra a privatização da Corsan:

"Nós queremos abrir uma CPI sobre a Corsan, porque nós temos o entendimento que os parlamentares não só do PT, de outros partidos, não estão conseguindo ter acesso a toda essa documentação. Como que os parlamentares, deputados estaduais, que tem a missão inclusive de fiscalizar qualquer tipo de venda, qualquer tipo de negócio digamos assim, entre o Governo do Estado, com uma empresa, algumas empresas privadas de fiscalizar, e os deputados não estão tendo acesso a essa documentação, está muito limitado. Então nesse sentido, nós queremos abrir uma CPI, uma Comissão Parlamentar de Inquérito para averiguar mais a fundo que negócio é esse que o governador Eduardo Leite, o Governo do Estado, está querendo fazer com a nossa companhia. A gente sabe que os valores são muito pequenos perto do que essa companhia vale, o patrimônio dela, mas, além disso, eu tenho uma opinião que a água não pode ser privatizada. A água tem que ser um patrimônio público tem que ser um bem da sociedade". (Adão 1)

Recentemente, o TCE suspendeu a decisão que impedia a assinatura do contrato de venda da Corsan. Adão também comenta sobre suas articulações parlamentares, na busca de recursos para realização de projetos destinados aos gaúchos:

"O crédito emergencial da estiagem é importante frisar, esse recurso que só aqui para o nosso Estado do Rio Grande do Sul que infelizmente vem sofrendo com a seca, com estiagem, e aqui em Tupanciretã em especial é uma das regiões muito afetadas, eu estive aqui na estiagem, na seca, e deu para ver a preocupação, o drama dos nossos agricultores que eu sei que majoritariamente a economia deste município, dessa região, é da agricultura, do pequeno, do médio e do grande, então nós temos que ter esse olhar em especial, então foi criado esse crédito emergencial lá em fevereiro, ainda que o presidente Lula delegou uma missão de três ministros para vir ao Estado do Rio Grande do Sul, estive junto com eles, lá na região sul do estado, e lá foi feito esse anúncio de 40 milhões de recursos que é um pleito dos movimentos sociais que eu tive ativamente participando e muitas reuniões com as coordenações dos movimentos da Via Campesina do MST, e fomos a Brasília por diversas vezes, então tem esse crédito de R$ 5.200 por família. Até nós temos 700 famílias assentadas aqui em Tupanciretã". (Adão 2)

O Deputado afirma estar indo diretamente ao Incra, em Brasília, na próxima semana, para tratar da liberação deste recurso, já assinado pelas famílias. Ele também cita outros projetos, com destinação a saúde tupanciretanense, na entrevista completa, disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Adão Pretto Filho



Buscar
Categorias
Arquivos