O trabalho de equipes de reportagem foi interrompido, na quarta-feira (2), por bolsonaristas que protestavam contra o resultado das urnas em frente ao Comando Militar do Sul, no centro de Porto Alegre. Trabalhadores de Band, TV Record e SBT que acompanharam os atos no mesmo local foram hostilizados verbal ou fisicamente.
A Brigada Militar prendeu um dos agressores e trabalha para identificar outros envolvidos. Também há relato de agressão contra uma equipe da RDC TV. Na terça-feira (1º), houve intimidação a um repórter da Rádio Gaúcha na BR-116. Na RS-040, no mesmo dia, houve intimidação a um repórter da RBS TV.
As informações do 11º Batalhão de Polícia Militar relatam que a equipe de força tática interferiu quando viu um manifestante dar socos no cinegrafista e em um motorista da equipe, funcionários do Grupo Bandeirantes, que gravavam imagens com um repórter, além de quebrar os equipamentos de gravação. Todos foram conduzidos para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre para a realização de exames que comprovem as eventuais lesões. Apesar das agressões, os funcionários da Band passam bem.
A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul (SindiRádio) também repudiaram o ocorrido:
"A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) em conjunto com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul (SindiRádio) vêm a público manifestar seu repúdio aos atos de hostilidade e agressões sofridos pelos profissionais dos grupos SBT e Band, durante o exercício legal de suas atividades profissionais ao cobrirem as manifestações no centro de Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (2).
De outra parte, manifestamos nossa solidariedade aos profissionais que diligentemente cumprem sua missão de bem informar.
Meios de comunicação livres serão sempre um importante pilar do Estado Democrático de Direito.
Roberto Cervo Melão
Presidente AGERT e Sindirádio."
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.