Notícias

RegionalEconomia Política

Alckmin assume a Presidência pela terceira vez em 100 dias

13/04/2023 03:04:30

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu na terça-feira, o comando do País pela terceira vez em 100 dias. Ele ocupa, interinamente, o cargo de Presidente da República até o retorno de Lula (PT) da China, previsto para sexta-feira 14. Utilizando de metáfora, o Presidente em exercício comenta sobre sua atuação no decorrer dos dias:

"Olha é fazer o avião voar, e voar bem, né, o comando não muda, a rota não muda, a tripulação não muda. É acelerar. Então essa semana deve tá sendo entregue a LDO e as viagens do presidente Lula são muito importantes. Nós temos 1,8 no PIB mundial. 98,2% do comércio tá fora do Brasil. Nós precisamos fazer Comércio Exterior. Exportar, importar. Isso é muito importante, e quando você não faz acordo comercial, você anda para trás, porque alguém fez o acordo e vai ter preferência sobre você, então presidente Lula começou pela Argentina, porque é com os vizinhos que a gente faz mais comércio, o mundo é globalizado, mas o comércio intra-regional. Se pegar a União Europeia, 50% entre eles, 60% entre eles, vão aproveitar o comércio na América Latina. Hoje foi o Estados Unidos, maior investidor brasileiro no Brasil. O Estados Unidos já tirou o Brasil da lista exportação de placa de aço carbono, depois irá a Europa que é importante avançar no Tratado União Europeia, então eu diria que é um clima de que a democracia tá forte e a economia vai crescer". (Alckmin 1)

Na China, a pauta de Lula deve focar em acordos comerciais no setor de tecnologia e no campo do agronegócio. Lula também retomará relações diplomáticas e pretende fazer novo apelo por paz no conflito entre Rússia e Ucrânia.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


  • Governo Federal  Foto Ricardo



Buscar
Categorias
Arquivos