Almir Rebelo, ex-Vereador de Tupanciretã, Presidente do Clube Amigos da Terra, concedeu entrevista na quinta-feira (14) para falar da homenagem recebida pelo Clube Amigos da Terra com o título "O Conservacionista" no Décimo Oitavo Encontro Nacional de Plantio Direto e Primeiro Encontro Mundial de Plantio Direto ocorrido em Foz do Iguaçu, no dia 7 de julho.
Almir inicia a conversa, relatando sobre a chegada da tecnologia de plantio:
"Quando a gente começou aqui, a agricultura em Tupã e quando eu vim para cá em 83, 82, então nós temos uma área de 40.000 hectares de soja, plantio convencional, erosão, para gente produzir uma tonelada de soja a gente perdia 20 de solo por hectare por ano. Um desastre ambiental, e a gente entende que não podia continuar, a gente tinha que achar uma solução para isso, e a gente descobriu que nos Estados Unidos eles faziam a outra forma. Eles não lavram, não gradiavam, se fazia o plantio direto e no Paraná com o mesmo problema de erosão que tinha aqui no sul também. O produtor Herbert Bartz foi por conta dele aos Estados Unidos, que o Brasil não tinha noção do que era isso. O Brasil tava com problema seríssimo de erosão, mas não sabia como resolver e o Bartz foi lá e trouxe a tecnologia. Teve muitas dificuldades, enormes dificuldades, e aos poucos ele foi vencendo. Então quando a gente ficou sabendo que tinha essa tecnologia no Paraná, nós fomos buscar" (Almir 1)
Agricultores, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas do Brasil e de diversos países, como Paraguai, Argentina, Peru, Chile, México, Estados Unidos e Portugal, participam do evento. Almir cita que está com muitas portas fechadas, mas os trabalhos do Clube Amigos da Terra continua, e com um novo tema como ele nos conta:
"E hoje a maior discussão a partir de coisas que já vem acontecendo, e essa discussão vai continuar cada vez mais intensa agora, é a questão do sequestro de carbono. A situação de um assunto aí para mim, é enganação. Isso aí a questão do aquecimento global e mudanças climáticas, pensamento em cima do carbono, e nós estamos estudando o carbono desde sempre, e agora vai vir uma avalanche de discussão dessa área ambiental com relação a criminalização do Agro, como emissor de carbono e nós vamos provar isso. Vamos provar que o Agro é o maior sequestrador de carbono. Então tô falando aí em carbono zero, taxa líquida de carbono né, então nós vamos ter um debate muito bom" (Almir 2)
A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.