A Secretaria de Saúde informa que do dia 14 a 28 de outubro, inicia a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. Andrea Appel, Coordenadora de Vacinação de Tupanciretã, concedeu entrevista à Rádio Tupã, explicando que esta etapa inicia na segunda-feira, devido ao feriado desta semana, e relata preocupação com a baixa procura:
"Aqui, eu tava olhando as coberturas vacinais de uma maneira geral, no Brasil começou uma queda em 2015, mas a gente percebe mesmo uma queda bem significativa em 2019, começa a piorar mas em 2020 que foi a época da pandemia, ali que surgiu, foi onde declinou bastante e os pais eu acho que acabaram, porque, perderam o hábito, a cultura de vacinar, e surgiu um movimento muito grande também de vacina, vem surgindo no mundo e vem se espalhando através das redes sociais esse movimento vão se espalhando de muita Fake News, desde que falaram que vacina causa autismo, que acontece um monte de problemas, então assim, os pais acabam ficando com medo e a gente tem que desmistificar tudo isso, a gente tá numa batalha muito grande". (Andrea 1)
Os dias D, serão realizados em todas as salas de vacinação nos dias 21, das 08:00 as 17:00 e no dia 28, das 08:00 as 12:00. O horário de atendimento dos postos da Marcial Terra, Pedreira, Gaúcha e ESF 04 é das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:00 e no posto central das 07:00 as 13:00. Andrea também faz um apelo aos jovens:
"Eu quero fazer um apelo para os adolescentes, a gente tá com uma cobertura muito baixa de HPV e da meningite, e nós vamos ter disponíveis a meningite a,c,w,y, que é uma vacina, vocês podem procurar na rede particular, ela é bem carinha, e protege não só contra o tipo citado, mas também outros tipos de meningite. Então eu faço um apelo para que os pais dos adolescentes de 9 a 14 anos levem seus filhos para se vacinar, porque a gente vai fazer, tentar fazer, uma estratégia para que as escolas comecem a exigir no momento da matrícula, isso é uma coisa que eu vou conversar com o secretário, de repente vou conversar com políticos, para ver se a gente consegue fazer um decreto para que no momento da matrícula, exijam que as carteiras das pessoas estejam, dos alunos, estejam em dia e quem não tiver, vai ter que justificar o porquê". (Andrea 2)
A Secretaria Municipal de Saúde fica a disposição da comunidade, e a entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.