Em entrevista ao Variedades a Coordenadora do Setor de vacinas de Tupanciretã Andrea Appel trouxe informações sobre as vacinações em Tupanciretã.
Tupanciretã recebeu ao todo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul 338 doses de vacinas contra o corona vírus. Essas doses vieram divididas em 3 lotes. Primeiramente foi vacinado profissionais do Hospital de Caridade Brasilina Terra e os profissionais do ESF 4. (Andrea 1)
Andrea explica que nessa primeira fase, os profissionais destes locais foram vacinas todos, passando pelos profissionais da saúde, os que atuam na recepção, limpeza e segurança, por estarem em um ambiente com auto risco. Foram vacinados também os idosos dos lares e os profissionais que trabalham diretamente com eles. (Andrea 2)
Neste primeiro momento foi dado prioridade a vacinação por ambiente onde há mais riscos e nestes ambientes todos os profissionais que atuam ali tiveram direito. (Andrea 3)
A vacinação nesse segundo momento continua seguindo as orientações do Governo do Estado, Andrea comenta que está sendo feito pré-cadastro por ordem de procura dos profissionais beneficiados neste segundo momento. Ela também explica que a vacinação é toda agendada pelo fato do frasco quando aberto apenas durar 6 horas, este agendamento ajuda para evitar o risco de se perder doses. A vacinação é complicada pelo fato de que a pessoa que for receber a vacina não comparecer no local e hora agendados, não se pode passar a vacina adiante para outra pessoa. (Andrea 4)
O pré-cadastro vai ser liberado no site da prefeitura para os profissionais da saúde que estão exercendo atividade e ainda não receberam a vacina. Após a vacinação de 100% dos profissionais da saúde, vai ser possível passar para a segunda fase da vacinação que pega o grupo de idosos.
Ainda não se sabe quando vai ser possível concluir a vacinação dos profissionais de saúde, pois, não se tem previsão de chegada de novas doses para o município.
As pessoas que receberam a Coronavac aqui em Tupanciretã, não houve registro de eventos adversos à vacina, mas tem relatos de dor de cabeça e dor no local da aplicação, e da vacina de Oxford houve relatos de febre, dor de cabeça e dor no corpo com cansaço que dura em torno de 3 dias até normalizar e houve o caso de uma pessoa que teve um evento que está sendo investigado.
As vacinações de rotina estão sendo realizadas no posto do centro das 7h às 13h, devido a vacinação da covid-19 as vacina de rotina estão sendo aplicadas só no posto do centro dentro deste horário.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.