Carla Silva da Silva, Diretora clínica e Assistente Social da APAE e Sabrina Costa, Professora da Escola Santa clara (APAE), concederam entrevista à Rádio Tupã referente a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (PCD) celebrada de 21 de agosto até 28 do mesmo mês:
"Todo ano acontece do dia 21 ao dia 28 de forma Nacional, não só nas APAES, mas outras entidades que trabalham com esse público com pessoas com deficiência também fazem programações como a FADERJ, FADESP também tem uma programação própria dela. Esse ano o tema é: Nossa história, quem somos e o que fazemos. Este é o tema que a APAE Brasil lançou para a gente trabalhar em cima desse tema. A gente tá trabalhando com os alunos na escola, as professoras já estão trabalhando em cima desse tema já alguns dias, e a gente tem uma programação então que começa dia 21 e termina dia 28 e eu vou dar uma pincelada aqui para o pessoal saber, acompanhar através das nossas redes. Alguns eventos são abertos ao público e nós gostaríamos da presença então do pessoal lá conosco". (Carla 1)
Na quarta a APAE inicia a semana com o Risoto destinado aos alunos no modelo drive-thru, e na quinta-feira, aberto ao público, na Casa de Cultura, é realizado o The Voice APAE com apresentações artísticas. Na sexta ocorre uma mateada com integração das famílias e mostra de trabalhos, no sábado é realizado o Pedágio Solidário, segunda têm a gincana, terça haverá distribuição do Jornal da APAE e na quarta, o encerramento com a Balada APAE. Sabrina contextualiza estas ações:
"Tem também o pedágio que a gente pede a colaboração de todos, um pedágio que a gente faz, a gente não faz mais pedágios, então a gente gostaria da compreensão de todo mundo, a paciência, a gente sabe que não é fácil, às vezes a gente tá naquela correria, então a gente pede a colaboração de todos, também temos a parte da gincana que vai ter também, vai ser uma coisa bem divertida, eles adoram muito que a gente organiza com a professora de educação física, então é algo bem que eles aproveitam bastante. A questão do jornal da APAE da autodefensoria, a gente coloca e vai colocar toda a nossa semana no jornal, e daí vamos distribuir para comunidade, e essa questão da autodefensoria, nós estamos trabalhando muito esse ano a questão do emprego sabe, da oportunidade. Então foi uma coisa até inclusive que eles fizeram esse tema porque a gente foi no encontro da quarta Coordenadoria das APAES em Panambi, e daí foi um assunto bem falado entre todos os autodefensores que eles sempre querem oportunidade de emprego. Então é uma coisa que a gente está trabalhando com eles isso aí e eu acho bem importante até esse dia da gente sair distribuir o jornal vai ser os autodefensores, não vai ser todos os alunos, vai ser eles e daí é a fala deles que eles querem oportunidade". (Sabrina 1)
A APAE atende 122 famílias atualmente, com um entorno de 16 profissionais. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..