A APAE de Tupanciretã assinou, junto às 140 escolas do Estado, uma nota pública emitida pela FEAPAES do Rio Grande do Sul, convocando a população gaúcha a se mobilizar para o Governo do Estado renovar a parceria com o FUNDEB.
São mais de 30 mil gaúchos atendidos pelas APAES de maneira gratuita e diariamente com o apoio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Lisliane Kuhn, Diretora da Escola APAE, conversou com a reportagem, comentando sobre esta demora na renovação:
"Nossa escola, Escola Santa Clara, já não iniciou o ano letivo agora de 2024 por falta de condições financeiras para o pagamento do transporte. Esse pagamento a gente faz através dos recursos do FUNDEB para priorizar que todos os nossos alunos possam vir para escola, e nós esperamos que se resolva essa situação mais rápido possível para que a gente possa dar início ao ano letivo e não deixar os nossos alunos esperando, pois já estão ansiosos pelo retorno das aulas. Caso não haja uma solução logo, tem a possibilidade de suspensão das aulas por aquelas APAES que já deram início ao ano letivo. Nós da rede APAES sabemos da importância que as escolas especiais têm para promover a inclusão dos nossos alunos e cada vez mais isso deve ser demonstrado, a cada ano que passa a gente recebe mais alunos na nossa rede, então pena que o governo não pense da mesma maneira e não tenha o mesmo olhar para as nossas APAES". (Lisliane 1)
Esta ação ocorre após a demora por parte do Governo do Estado em renovar o contrato. Lisliane ainda destaca que a FEAPAES, órgão representante das APAES, não está sendo atendido pela Secretaria de Educação para que, pelo menos, haja um diálogo ou apresentação de uma garantia desta renovação. Nos próximos dias a equipe da APAE de Tupanciretã irá conceder entrevista na Rádio Tupã detalhando o assunto.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..