Notícias

LocalSaúde

Após colapso na saúde municipal, COE deve se reunir a qualquer instante para decidir novas medidas

22/02/2021 10:02:09

Em entrevista ao Variedades o Secretário de Saúde Vinicios Nágera falou sobre a situação de colapso da saúde pública em Tupanciretã.

A Situação de colapso foi confirmada pela Secretaria de Saúde após áudio do Dr° Felipe Orso que é o Direto Clínico do Hospital de Caridade Brasilina Terra.

Segundo o Dr° Felipe a situação de colapso chegou devido a falta de leitos de UTI em toda a região. Há 3 pacientes cadastrados a espera de leito de UTI, 2 deles possuem plano de saúde. A falta de leitos se dá para toda a rede de saúde particular e do SUS. Felipe ainda ressaltou que a situação pode piorar devido ao grande número de pessoas com o vírus ativo no município.  (Felipe 1)

O Hospital de Caridade Brasilina Terra possui 16 leitos destinados ao covid e 3 respiradores sendo 1 deles o da sala de cirurgia que é o único livre. Apesar de possuir 3 respiradores o hospital não possui estrutura para manter pacientes entubados.

Devido a atual situação de Tupanciretã as unidades de saúde dos Bairros Pedreira e Gaúcha não atenderam durante está semana, seus funcionários serão remanejados para reforçar as outras unidades.

O Dr° Rodolfo que atendia na unidade da Pedreira passou na residência médica e se desligou na sexta (19) e a Drª Silvana que atende no posto da Gaúcha, faz parte do programa mais médicos e entrou em período de férias que está programada desde 2020. As pessoas atendidas nesses dois locais não ficaram sem atendimento. O Posto Central continua como referência para atendimento, Vinicios pede para a comunidade só procurar atendimento em caso de emergência.  (Vinicios 1)

As gestantes que estavam com atendimento agendado para esta terça nas unidades da Pedreira e Gaúcha, continuam com o horário de atendimento mas serão atendidas no Posto Central.

O ESF 4 posto referência no atendimento de sintomas gripais e de covid no município, está atendendo com 2 médicos que fazem plantão de 12 horas e 1 médico com turno de 6 horas. Portanto o atendimento no ESF 4 está com 3 médicos durante o horário de funcionamento do mesmo.

O Conselho de Operações de Emergência (COE) está com uma reunião de emergência para acontecer ainda hoje ou amanhã para tratar soluções que diminuam a curva de contágio em Tupanciretã. Novas medidas restritivas devem ser anunciadas após a reunião.

Atualmente em Tupanciretã há 3 pacientes aguardando leitos de UTI para serem transferidos e 1 paciente aguardando leito clínico.

O Secretário Vinicios faz um apelo para a comunidade, para sair apenas se houver necessidade e evitar ao máximo. O contágio em Tupanciretã está altíssimo e é para a comunidade se cuidar ao máximo.  (Vinicios 2)


  • Prefeitura Municipal



Buscar
Categorias
Arquivos