Notícias

LocalEsporte

Árbitro é agredido durante final do Citadino de Futebol de Campo em Tupanciretã e sofre fratura no ombro

08/09/2026 02:09:40

Um grave episódio marcou as finais do Citadino de Futebol de Campo 2026 de Tupanciretã, realizadas no último domingo. Durante a decisão da Segunda Divisão, entre GreNal e Agropan, o árbitro Adriano Santos foi agredido por um atleta da equipe do GreNal.

O caso ocorreu por volta dos 30 minutos do segundo tempo. Segundo informações acompanhadas pela reportagem durante a partida, um lance fora do campo de visão da arbitragem teria resultado na possível agressão a um atleta do GreNal por parte de um jogador da Agropan.

O assistente visualizou a situação e chamou o árbitro para conversar sobre o ocorrido. Após a análise do lance, os dois atletas envolvidos receberam cartão vermelho e foram expulsos da partida.

Na sequência, o jogador Luiz Henrique, capitão do GreNal, questionou a decisão da arbitragem. Conforme foi acompanhado pela reportagem, o atleta recebeu o segundo cartão amarelo após dirigir palavras ofensivas ao árbitro, sendo também expulso.

Agressão ocorreu após expulsão

No momento em que Adriano Santos realizava a anotação do número da camisa do atleta expulso, o jogador o agrediu com um soco.

Com o árbitro já no chão, uma nova agressão ocorreu, quando o atleta desferiu um chute que atingiu o rosto do profissional.

A situação provocou ainda mais tensão dentro do campo. Outros atletas do GreNal invadiram o gramado e se dirigiram em direção à equipe de arbitragem.

A Guarda Municipal de Tupanciretã agiu rapidamente para garantir a segurança dos árbitros. Com equipamentos de contenção em mãos, os agentes conseguiram controlar a situação e evitar que o conflito tomasse proporções ainda maiores.

Uma ambulância realizou o atendimento de Adriano Santos, que precisou ser retirado do Estádio Nathálio Herter e encaminhado ao Hospital de Caridade Brasilina Terra.

Árbitro sofreu fratura e passou por cirurgia

Inicialmente, foram constatadas lesões no ombro do árbitro. Posteriormente, exames confirmaram uma fratura em três partes, tornando necessária a realização de cirurgia.

Como Adriano Santos reside em Cruz Alta, o procedimento cirúrgico foi realizado em Passo Fundo.

Além da arbitragem esportiva, Adriano atua durante a semana na Defesa Civil de Cruz Alta. A atividade nos campos é também uma forma de complementar sua renda.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado após o episódio.

Secretaria de Esportes deverá julgar o caso

Em contato com a Secretaria Municipal de Esportes, a reportagem foi informada de que o caso deverá ser encaminhado para julgamento.

O atleta envolvido na agressão poderá receber uma punição que pode resultar em anos de afastamento das competições municipais, incluindo o Citadino de Futebol de Campo e outras competições organizadas no município, como o futsal.

Advertência antes do início da partida

A reportagem da Rádio Tupã acompanhou a decisão e presenciou os acontecimentos ocorridos durante a partida.

Antes do início do jogo, durante a conversa entre os capitães e o sorteio da moeda, o árbitro Adriano Santos havia alertado as equipes sobre a necessidade de respeito à arbitragem.

“Eu só vou apitar o divertimento que é de vocês. Amanhã todo mundo trabalha. Falta de respeito eu não vou tolerar. Critério é meu, e será igualado para ambas as equipes”, afirmou o árbitro antes do início da final.

Partida foi encerrada antes do tempo regulamentar

Após o episódio, a partida foi encerrada antes do término do tempo regulamentar.

No momento da paralisação, a Agropan vencia pelo placar de 1 a 0, resultado que garantiu à equipe o título do Citadino de Futebol de Campo – Segunda Divisão 2026.

Até o momento, a equipe do GreNal não havia se manifestado em suas redes sociais sobre o episódio.

O caso agora deverá seguir para análise das autoridades competentes e também das instâncias responsáveis pela organização das competições esportivas municipais.


  • Ato de agressão no Nathálio Herter



Buscar
Categorias
Arquivos