Em entrevista a Rádio Tupã, no Variedades o arcebispo-emérito da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert falou sobre sua trajetória dentro da Igreja.
Dom Hélio conta que desde de pequeno sentiu que tinha vocação para ser padre e saiu de casa com 10 anos indo ao pré seminário de Ivorá. Em 1958 chegou em Santa Maria e em 1971 foi ordenado padra por Dom Érico Ferrari. (Dom Hélio 1)
Ele lecionou em Santa Maria, Viamão e Cascavel no Paraná. Em 1994 foi colocado no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira onde saiu bispo em 1999, e foi enviado pelo então Papa da época João Paulo II para ser bispo auxiliar em Vitória no Espírito Santo.
Em 2004 o Papa João Paulo II pediu para Dom Hélio ser sucessor de Dom Ivo Lorscheiter na Arquidiocese de Santa Maria. No dia 24 de março de 2004, Dom Hélio foi nomeado bispo da Diocese de Santa Maria, tomando posse em maio do mesmo ano.
No dia 13 de abril de 2011, o Papa Bento XVI o elevou à dignidade de arcebispo, por ocasião da criação da Província Eclesiástica de Santa Maria.
Aos 25 de junho desse mesmo ano teve seu nome divulgado como membro suplente da Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos da CNBB.
No dia 2 de junho de 2021, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia feito por Dom Hélio, por limite de idade, ao governo da Arquidiocese de Santa Maria, sendo sucedido por Dom Leomar Brustolin que assumiu oficialmente o Arquibispado domingo dia 15 de Agosto.
Confira abaixo a entrevista completa.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..