Paulo Webery, Sócio da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, Valdemar Pedro Balbinot, Conselheiro da Comunidade e Sidnei Santos, Coordenador da Comunidade, falam a respeito da Festa de aniversário de 25 anos da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes. Valdemar lembra do passado da comunidade:
"A gente chegou aqui sem nada, então a gente conseguiu, comecei a trabalhar, organizamos bastante o assentamento e temos aqui lutando agora para terminar a parede, conforme foi iniciado, e trazer para a população agora mais algumas coisas que aconteceu de 25 anos para cá, e a gente quer mostrar no dia da festa nas apresentações, vai ter lideranças que vão participar com nós, ali, para trazer mais informações e como tá acontecendo o acampamento. A gente começou aí com a produção de leite, produção hortifruteira, fazia a feira aqui em frente à rádio também, participei muitos anos da feira, e agora por motivo de pessoal, minha saúde, eu não posso mais participar. Então me mantenho ajudando no assentamento igual, na comunidade, para mim é um prazer de 25 anos estar pela terceira vez no conselho" (Valdemar 1)
Após avaliação da equipe, quanto a estiagem, o momento de dificuldade dos produtores, a direção entendeu que seria importante realizar a festa, a final, só se celebra 25 anos de história apenas uma vez:
"Os 25 anos né não são 25 dias. A gente sempre diz até para comunidade ter ciência e acho que todos conhecem nossa comunidade, a estrutura que a gente tem lá, e dizer que nunca a gente aderiu de nenhum valor público para fazer o que temos. Sempre foi com graça, com respeito, com responsabilidade do nosso trabalho, da própria comunidade, então nós temos orgulho disso. E é isso que a gente tem que mostrar para comunidade, para a sociedade, daquilo que a gente é capaz. Então essa é a razão um pouco do porquê dos 25 anos, da gente celebrar 25 anos, não é simplesmente a data dos 25 anos, mas tem todo uma história, tem toda uma trajetória e a gente tá aí". (Paulo 1)
A programação conta com às 09:00, abertura com a mística, 10:00, fala das autoridades, 11:00, missa, 12:00, almoço e às 14:00, sarau dançante com Ademir e Banda.
"Então graças aos processos de luta, hoje a gente consegue ter o endereço para poder convidar os amigos e ir para comunidade toda. Dizer que a gente tá ali fazendo a nossa parte quanto comunidade assentada, então para isso que a gente vem aqui hoje, agradecer o espaço também, e dizer que a gente vai contar, e gostaria de contar com a presença de toda a população aqui da cidade também, que nem diz o Pedro e o Paulo, são pessoas que são uma comunidade muito próxima da cidade, então tem uma interação muito grande com a população urbana". (Sidnei 1)
Reserve a sua carne pelos fones 99953-2030 e 99939-3851. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..