Notícias

LocalCultura

Associação dos Bombeiros Voluntários de Tupanciretã celebram 5 anos de existência

01/12/2022 11:12:55

Luis Kock, Presidente ABVT, Dr. Mendes, vice-presidente, Antônio Carlos, diretor financeiro e contador e Luis Afonso, operacional, celebraram na Rádio Tupã, o aniversário da ABVT, em seus 5 anos de atividades, em ritmo ascendente em prol da comunidade com zelo pela vida, patrimônio e meio ambiente tupanciretanense.

Antônio inicia a entrevista falando a respeito do início, quando foi realizada a conquista de um caminhão para combater as chamas:

"Essa nossa história começou em 1996, do Rotary Club Tupanciretã surgiu uma ideia da doação de um caminhão de bombeiros, que seria de origem da Alemanha, através de contato de outros companheiros rotarianos, e começou a ser uma campanha. Então teria que arrecadar fundos e enfim, algumas despesas teria fora da doação, que era outra história, e isso aí se desenrolou 96, 97, 98, é uma história que a gente até já contou aí, mas é bom recordar rapidamente como aconteceu, quando concluiu essa primeira etapa lá no ano de 2000, que aí na realidade o caminhão chegou no porto de Itajaí que ficou um ano lá, chegou antes, mas levamos quase um ano para resgatar esse caminhão por conta da burocracia nacional, essas coisas todas." (Antônio 1)

Desde a chegada do caminhão, demorou mais alguns anos, para formação da ABVT:

"Mas o caminhão chegou em 2000 e ficou todo esse tempo na Agropan, e nós continuamos trabalhando, porque fizemos reuniões na casa do Luiz Afonso, várias pessoas participaram, logo que chegou são 26 anos então houve essa demora e até não sei por quê. Muitas cidades queriam um caminhão e não conseguiam, e nós já tínhamos esse caminhão aqui e não conseguia formar, tanto que durou 17 anos para acontecer, que graças a Deus, hoje estamos comemorando esses cinco anos porque as pessoas que foram resilientes. E essa turma amiga hoje com 47 sócios e que fazem parte também dessa da fundação." (Mendes 1)

Luis Afonso lembra da 1ª Assembleia realizada pelos integrantes da ABVT, após citar a chegada do caminhão e a indicação de pessoas de outros municípios, para os organizadores conversarem com a Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul:

"Todos Nós lembramos aqui, que a gente fez, demorou, mas realizamos 4 horas de Assembleia aquela noite. Ninguém saiu, e nós discutimos ponto a ponto que hoje nós nem precisamos, que a gente lembra do estatuto quase todo ele, porque a gente debateu ele ponto a ponto, e vários fizeram considerações e esse é um momento importante da fundação da entidade. Nos fez bem porque daí o estatuto ficou documentado, e todos estão sabendo qual é o procedimento. E no fim, tá funcionando maravilhosamente bem e todos estão cientes e aquele dia foi um dia importante da fundação." (Luis 1)

Logo após, Antônio Carlos entrega nas mãos do presidente Luis Koch, uma foto, dos anos 2000, quando foi realizada a chegada do primeiro caminhão dos bombeiros voluntários na Agropan. Luis, então, fala sobre este momento de 5 anos da associação, em tom de agradecimento:

"Primeiro que ninguém decide nada sozinho, eu não sou sozinho, eu tenho um grupo de pessoas, muitas coisas decididas sempre em conjunto, e dizer a comunidade, que graças ao apoio de todos os setores da cidade, do político da câmara, até a prefeitura, também, Poder Público e Judiciário e importante que a comunidade nunca nos deixou a desejar nada, sempre apoia, ajuda, e a sede é um sonho nosso, 5 anos tentando fazer a inauguração, mas não deu, tem muita coisa para fazer, mas durante o ano que se aproxima aí, nós vamos ter mais coisas boas pela frente." (Luis Koch 1)

A entrevista completa, com histórias da ABVT, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • ABVT 3
  • ABVT 5
  • ABVT 4
  • ABVT 2



Buscar
Categorias
Arquivos