O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta para a baixa cobertura vacinal no Rio Grande do Sul. Na região de Santa Maria, por exemplo, 41% do público-alvo já foi imunizado contra a Influenza.
Esta região inclui Tupanciretã, quando segundo dados contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o município conta com 5.500 doses aplicadas de uma população alvo de 9.511, resultando em 51,75% de gestantes, puérperas, idosos e crianças vacinadas.
Os números preocupam, quando a expectativa do Governo do Estado é para 95% do público estar vacinado. Diretora do centro de vigilância em saúde, Tani Ranieri, explica:
"Todas as vacinas que estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde e contempladas nos calendários dos três ciclos de vida, infantil, adolescente e adulto, considerando também as específicas para gestantes, são medidas de controle extremamente eficaz, e que protegem a população. A gente espera então uma participação proativa da população para atualizar o seu calendário vacinal, temos vacinas hoje disponíveis como Influenza, para crianças a partir de 6 meses, então realmente a gente pede a procura da população". (Tani 1)
A Secretaria da Saúde de Tupanciretã atende de segunda a sexta-feira, aplicando a vacinação da Gripe para grupos prioritários no Posto Central das 07:00 as 12:30 e das 13:00 as 18:30 e nos postos da Pedreira e Gaucha das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:30.
No posto da Marcial Terra a vacinação ocorrerá nas segundas, quartas e sextas e no ESF 04 nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:30.
Fonte: Governo do Estado e Federal
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..