Notícias

LocalCultura

Biólogo detalha caso dos Pumas ocorrido no interior de Tupanciretã

11/11/2024 11:11:12

Ademir de Cássio Machado Peransoni, Biólogo e Técnico atuante na Universidade Federal do Pampa, concedeu entrevista à Rádio Tupã, repercutindo o caso da aparição do casal de Pumas no interior de Tupanciretã. Ele pontua curiosidades sobre o animal, e também comportamentos para auxiliar os produtores do campo:

"Ele não ataca, nesse encontro geralmente vai ser um encontro solitário, porque esse vídeo tá mostrando, na verdade, o acasalamento. Ele é um animal solitário, ele vive sozinho na natureza, importante evitar o crepúsculo, o amanhecer e o anoitecer, porque o horário que ele sai. O que fazer caso se deparar com ele: primeira coisa, não corre do animal, porque ele é um animal extremamente caçador, ele tem instinto de caçador, e tudo que se move muito rápido para ele é atrativo. Não grite com este animal, ele não reage bem a gritos. Na verdade, tem que manter a calma, porque é uma situação extrema para nós seres humanos, o coração realmente palpita porque a gente vê isso no zoológico, não vê no quintal de casa, o pessoal da campanha, é bem complicadinho, mas mantenha a calma, se você tiver um casaco abre o casaco, amplia a sua silhueta, a nossa forma, amplia ela. Você pode abrir os braços, sem gritar, tu tem que mostrar para ele que você é maior do que tu tá aparentando, porque o tamanho na natureza é documento." (Ademir 1)

É importante o ser humano ir se retirando, lentamente, sem dar às costas ao animal. O biólogo elogiou o comportamento do operador Velocindo Mendonça, pois ao gravar o vídeo, manteve afastamento e respeito aos animais. A entrevista completa com mais detalhes desta espécie está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Ademir de Cássio



Buscar
Categorias
Arquivos