Na manhã de sexta-feira, 07/03, a Brigada Militar, por meio do Canil Boina Preta do 2º Batalhão De Polícia de Choque, em apoio a Polícia Civil, efetuou a prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Na ação o cão Colt localizou um Revólver cal 38 com 6 munições em Tupanciretã. A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Tupanciretã, deflagrou a Operação “Latrones” visando a apuração de crime de homicídio qualificado e tráfico de drogas no município, dando cumprimento a 9 mandados de busca e apreensão e 4 prisões preventivas.
A delegacia já investigava o grupo criminoso alvo da operação, porém as investigações se intensificaram após o homicídio qualificado ocorrido em 06/02/2025 em face de homem de 45 anos.
Durante as diligências, restou apurado que a motivação do homicídio foi uma dívida de droga, tendo em vista que a vítima e seu enteado, o qual se encontra foragido, desviaram significativa quantidade de droga do líder da facção criminosa, oriundo da região metropolitana. Após torturar o enteado da vítima dias antes do homicídio, o grupo criminoso decidiu por matá-la.
A Autoridade Policial representou pelas ordens judiciais, sendo cumpridos 9 mandados de busca e apreensão no município que resultaram na prisão em flagrante de dois homens. O indivíduo de 40 anos, foi preso em flagrante delito por posse irregular de arma de fogo de uso restrito, pois com a numeração suprimida, possuindo antecedentes por lesão corporal.
O segundo homem, de 21 anos, com antecedentes policiais por tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de arma de fogo, receptação e homicídio qualificado tentado, foi preso em flagrante por posse irregular de munição, liberado mediante pagamento de fiança. As duas prisões ocorreram no mesmo local, no Centro, Tupanciretã.
Ainda, foram cumpridas duas prisões preventivas de dois homens, os quais já se encontravam no sistema prisional. São eles: indivíduo de 30 anos, recolhido no Presídio Estadual do Jacuí e com antecedentes policiais por porte irregular de arma de fogo, receptação, tráfico e associação para o tráfico, homicídio qualificado, roubo qualificado e outros delitos, considerado o líder da facção criminosa e responsável por ordenar a tortura em face do enteado da vítima e o homicídio em face dela e outro, responsável pelo tráfico de drogas no município e que participou ativamente da tortura em face do indivíduo, encontrando-se recolhido no Instituto Penal de Novo Hamburgo. Possui 30 anos e antecedentes policiais por roubo, receptação, tráfico e associação para o tráfico. Outras duas pessoas envolvidas nestes fatos permanecem foragidas.
Também foram apreendidos celulares, DVRs, valores em dinheiro e pequena porção de maconha.
As investigações continuarão com objetivo de identificar o autor dos disparos da arma e todas as pessoas que participaram da consumação dos crimes mencionados.
A ação contou com apoio de 40 policiais civis das Delegacias de Polícia da Delegacia Regional de Santa Maria, das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Delegacias de Santa Maria, Delegacia de Homicídios de Santa Maria e Delegacias de São Pedro, Silveira Martins, Ivorá, Dona Francisca, Pinhal Grande, Polêsine, Agudo, Faxinal do Soturno, Júlio de Castilhos e São Sepé, além do Canil da Brigada Militar, sendo coordenada pela Delegada Jaqueline Pellegrini, substituta da Delegacia de Polícia de Tupanciretã.
Fonte: Comunicação social 2ºBPChq e Polícia Civil
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..