Junior Picollo, Engenheiro Agrônomo da C.Vale, concedeu entrevista à Rádio Tupã comentando sobre a implantação da Safra de Verão. Devido ao déficit hídrico, neste ano o Brasil está com atraso, e o Rio Grande do Sul também apresenta atraso, porém devido ao excesso de chuva:
"No Rio Grande do Sul, segundo relatório da Conab, nós estamos aí em torno de 50%, em torno dos 47% implantado. Ano passado a safra 22/23 estaria já em torno em 65% das áreas. Estamos atrasados, porém, ao contrário do restante do país por excesso o excesso de chuva vem nos atrasando, dando intervalos de plantio muito curtos, planta dois dias, para dois dias, então tá dificultando. Solo muito úmido, maquinário não consegue entrar, então tá dando uma atrasada. Tupanciretã e Jari nesses últimos dias nós tivemos um período mais seco, algum intervalinho deu uma adiantada muito boa no plantio, nós nas estimativas que a gente tem aqui nossas, nós estamos chegando aí em torno de uns 80% já plantado". (Junior 1)
Junior alega neste ano, ser importante o alto índice de área plantada, pois o indicativo é de uma qualidade de produção mais elevada, porém há preocupações nas quais a C.Vale fica a disposição para auxiliar o produtor, como a erosão hídrica e a Ferrugem:
"Hoje nós temos algumas preocupações com doenças fúngicas, ferrugem já tem, segundo o consórcio da ferrugem já tem casos aqui em Júlio de Castilhos, já tem casos em Cruz Alta, já tem alguns casos de entrada de ferrugem, é uma preocupação porque é uma doença que pode tirar muito potencial produtivo, ela tende a tirar até 70% da produtividade de uma área se ela entrar. Por que é uma boa preocupação? Porque quando tem ferrugem, tem chuva. Então agora é atentar para os manejos, fazer os bons manejos, os agrônomos aí da C. Vale estão à disposição para todos os produtores pesquisar e procurarem alternativas para os melhores manejos para controlar a doença e só atingir boas produtividades". (Junior 2)
Junior representa a C.Vale no Jari, a qual atende pelo (55) 3272-9057. A empresa também está presente em Tupanciretã, na estrada de ligação Tupã - Santa Tecla. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.