Notícias

LocalCulturaEsporte

Campeões tupanciretanenses repercutem título do Campeonato Nacional de Tetarfe

25/07/2023 10:07:40

Jarbas Antônio Patias, Patrão do CTG Tapera Velha e Waldoir Peixoto, Vice-coordenador da 9⁰RT e Coordenador Campeiro e dos Esportes da Região, concederam entrevista à Rádio Tupã, celebrando conquistas importantes locais, e regionais no 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART), 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e 10º Jogos Tradicionalistas. Waldoir explica o longo processo para os representantes chegarem ao nível nacional dos esportes campeiros:

"Que, essas pessoas, ele é um trabalho que vem um ano antes, então como o pessoal do Jarbas aqui que o Tetarfe, vamos supor assim, participam, começam numa classificatória, aonde a gente começa a classificatória, aí eles têm que vencer essa classificatória, eles têm que conquistar essa vaga, dentro do nosso classificatório Regional. Quando eles conquistam a vaga, eles vão para o ENECAMP e aberto dos esportes que é a festa Estadual. Então para ver bem assim, para as pessoas entenderem, eles passam por duas seleções para depois chegar no nacional. O nacional acontece a cada dois anos, então até a vaquinha parada, todas essas crianças, e esses nossos defensores do esporte, passaram por uma seleção muito grande" (Waldoir 1)

Campeões nacionais, e inéditos para o município, Carlos Scheffer, Magda Ferrão, João Antero Paz e Jarbas Patias representaram o CTG Tapera Velha no Tetarfe, o qual Jarbas explica:

"Ele é um circuito de quatro joguinhos que a gente tem, quatro jogos que nós temos que um é o Tejo, que são 10 moedas que a gente atira na direção de um Adaga cravada em um buraco na distância de 4,5 M da gente de uma raia, nós atiramos e cada moeda tem as suas pontuações ali. Nós temos a Tava que é o osso que são quatro lançamentos de osso que a gente faz a uma distância de 7 M de um quadrado, onde ali que se marca os pontos. Nós temos as Argolas, três argolas de diâmetros diferentes, que a gente atira ela na direção de um pino, e tem que encaixar nesse pino na distância de 5 M, e nós temos mais três ferraduras que a gente joga também em um outro pino, a distância de 5 M. Então é um circuito, e somam-se pontos". (Jarbas 1)

Os entrevistados comentam, que em 2025, as disputas serão em Brasília, e já estão classificados devido ao título nacional. Desde cedo, irão buscar meios para conseguirem custear a viagem. Neste ano, 10 atletas formaram a delegação da 9ª Região Tradicionalista. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Tapera



Buscar
Categorias
Arquivos