Notícias

Economia Local

Chefe do escritório da EMATER/RS de Tupanciretã apresenta relatório oficial sobre impactos da chuva

13/06/2024 11:06:08

Thiago Portella, Chefe do escritório municipal da EMATER/RS, apresentou na manhã de quinta-feira, o Boletim Oficial dos eventos adversos relacionados às enchentes em nosso Estado:

"Foram registradas percas em 206 mil propriedades que tiveram alguma forma de prejuízo em decorrência das chuvas, destes 206 mil, a gente vê então que hoje o público mais ou menos atendido pela Emater em torno de 200.000 famílias no Estado. Então se tu pensar, em número de famílias, é um número bastante grande de pessoas impactadas, então 206 propriedades com registros de percas, algumas percas relacionadas à produção que a gente teve aqui no nosso município, a gente teve muito pouco dano no nosso município relacionado a infraestrutura, alguns casos isolados pode ter ocorrido, mas enfim, as nossas percas de nosso município foram mais relacionadas a percas de produção. Então produção de grãos, produção de leite". (Thiago 1)

Um prejuízo também grande, foi na questão da produtividade do solo, como ressalta Thiago:

"O que a gente vê aqui em Tupã, a gente teve a remoção do solo, a gente vê assim que quase 90% das lavouras tiveram danos por erosão, que é aquela erosão mais laminar, que remove uma parte produtiva do solo. Se a gente for ver no sistema de plantio direto que é a maior parte que a família dos produtores trabalham no Rio Grande do Sul, a camada mais produtiva do solo concentra-se na camada de 0 a 10 cm que é a camada corrigida, onde que a gente tem a acidez do solo corrigida, que apresenta as condições para ter a produção das culturas. E essa camada não digo que a de 0 a 10, mas bastante pontos das lavouras foram erudidas. Então foram levadas para as partes mais baixas e isso provoca dano significativo na produção, porque o produtor ele demora anos para corrigir e em questão de menos de um mês, grande parte do solo foi removido, levando a sua fertilidade, sua aplicação de fertilizante que o produtor colocou acaba indo para as partes mais baixas, indo para os rios". (Thiago 2)

Este levantamento com os dados completos estão disponíveis no site da entidade e também nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • EMATER



Buscar
Categorias
Arquivos