Margot Virgínia de Souza, Oficial de Cartório, Rosane Didoné e Marilei Vieira, Professoras e integrantes da Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer além da Professora Syomara Herter Terra, concederam entrevista na Rádio Tupã, durante a manhã desta quarta-feira (4).
Após o período da pandemia, estas convidadas são as primeiras a concederem entrevista presencial, no estúdio da emissora, e divulgando o 1º Festival Municipal da Canção – FESTCANTU, programado para os dias 30 de junho a 3 de julho.
"Esse festival ele vem para descobrir os talentos né, porque nós temos aqui grandes talentos junto conosco, e a ideia é esta, é de nós levarmos as nossas escolas a oportunidade aos nossos alunos de que eles possam também ter a oportunidade de uma apresentação, de estar diante de público, e aí junto com a nossa equipe, a gente está dando andamento ao Festival municipal". (Rosane 1)
Comentou Rosane Didoné sobre a amplitude deste evento. A professora Syomara complementa:
"Realizar essa coisa maravilhosa que é a volta de um festival da canção, para motivar os jovens, para descobrir novos talentos, para alegrar a vida da comunidade toda é bom, mas complementando o que a Rosane falou, existe a categoria adulto que é para não estudantes, a partir de 19 anos as pessoas, os não estudantes podem participar dessa categoria. Até 18 anos eles entram na categoria infantil e juvenil, e para estudantes matriculados e frequentadores das escolas do município, mas tem aquela abertura para adultos e os jovens a partir de 19 anos que não estudam podem participar nessa categoria adulto". (Syomara 1)
Margot Virgínia de Souza, Oficial de Cartório e integrante do grupo organizador ressalta o expoente artístico deste evento para os tupanciretanenses:
"Porque não ha promessa aqui de que a pessoa vai ganhar o festival e se alçar ao mundo artístico que nós sabemos tem o número finito de participantes, mas eu acho que é o teste da pessoa né, a qualidade vocal, o desenvolvimento dessa pessoa que vai participar, da criança, do adolescente, do jovem e do adulto e vão participar, se expor de certa forma, positivamente, porque eu vou me testar e no final eu vou ver se eu tenho uma boa voz. Eu sou um artista, pode ser que sim, pode ser que não, mas o teu desenvolvimento vai contar muito com essa conversação. Então por isso que eu digo que tem uma qualidade pedagógica cultural assim inestimável e é um resgate para Tupanciretã". (Margot 1)
Marilei Vieira enfatiza que, por lei, este evento irá fomentar a cultura gaúcha:
"E uma coisa muito importante, é que nós estamos promovendo uma lei que fala sobre a cultura do Rio Grande do Sul, então esses shows ele já elencam, já estão elencados nessa lei que foi promulgada já pelo nosso prefeito, pelo nosso conselho de educação que as nossas escolas tem que promover a educação do Rio Grande do Sul durante todo ano não apenas na Semana Farroupilha". (Marilei 1)
As inscrições nas três categorias vão de 16 a 30 de maio. Serão três categorias de participação, sendo: Infantil, crianças de 8 a 12 anos, Juvenil, jovens de 13 a 18 anos e Adulto com idade a partir dos 19 anos. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.