Notícias

LocalPolícia

Como se proteger de ações criminosas de Golpes Digitais, em Tupanciretã

18/10/2022 10:10:30

Jaqueline Siqueira Pellegrini, Delegada titular da DP/Tupanciretã e Jari, concedeu entrevista à Rádio Tupã, para tratar do assunto mais comentado, nos últimos dias, de ações criminosas no município: os Golpes Digitais.

"São duas frentes geralmente que os golpistas tentam captar suas vítimas: tem uma frente que ela é mais emocional que na busca de ganhar confiança, algumas questões psicológicas para que a vítima então forneça seus dados que são, por exemplo, do golpe do pix no WhatsApp, depois a gente vai falar um pouquinho mais sobre cada golpe específico, mas é o filho: mamãe, é que eu troquei de telefone, enfim, preciso pagar uma conta, a senhora pode me ajudar? Então acaba pegando mais no lado emocional, e também tem outro lado dos golpes digitais que a gente chama que são a tentativa dos golpistas pegar as vítimas no aparecimento de um lucro fácil, algo muito vantajoso que a vítima, mesmo a gente tendo conhecimento do valor das coisas, enfim, a gente acaba caindo no golpe nessa tentativa de uma vantagem também nas negociações." (Jaqueline 1)

A Delegada explica, que durante o início da Pandemia, estes golpes aumentaram muito sua prática, principalmente contra os idosos. Em uma das diversas dicas passadas para proteção da população, Jaqueline explica:

"O mais importante dentro dos golpes digitais é a prevenção. É falar sobre isso, é explicar como que acontece, explicar como hoje a gente tá conseguindo falar para rádio, e atingir um grande número de pessoas. Como tomar cuidado na hora de fazer negócios ou conversas pelo meio digital." (Jaqueline 2)

CONFIRA A CARTILHA DE PREVENÇÃO DA POLÍCIA CIVIL

Em uma conversa, dividida em três blocos, a Delegada Jaqueline Siqueira Pellegrini detalha casos, explicando como tratar cada situação, em entrevista completa disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Jaqueline Siqueira



Buscar
Categorias
Arquivos