Notícias

LocalEducação

CREAS de Tupanciretã destaca campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

20/05/2024 10:05:26

Carla Chelotti Ceolin, Psicóloga e Coordenadora do CREAS e Franciele Martins Machado, Assistente Social do CREAS, concederam entrevista à Rádio Tupã, tratando da campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O dia 18 de maio é o Dia Nacional, e Carla inicia a entrevista falando da atualidade:

"Infelizmente, na situação que o Estado está passando, a gente teve informações de muitas situações de abuso, então a gente quer falar para a população que isso é um tema de importância para todos. Isso é um problema para todos, e a gente precisa estar atento a algumas coisas para que a gente possa proteger essas crianças e adolescentes. Nós enquanto rede, a equipe de toda a rede de atendimento tem se capacitado. No ano passado a gente fez uma capacitação com o pessoal da Coordenadoria de Santa Maria onde a gente vem se capacitando de como fazer, de como atuar quando chega uma informação que uma criança possa estar passando por uma situação de violência ou de um abuso sexual". (Carla 1)

Carla cita quando em 2023 a equipe esteve nas escolas do município passando informações aos alunos para precaver situações. Além da criança, ter a informação, é importante a família também estar atenta e aberta para a conversa, e sobre a questão do toque, quando ele é de caráter abusivo ou não. Franciele detalha a ação do escutar:

"A criança precisa ter um adulto de confiança, então a gente estimulou que a criança pudesse pensar e lembrar no seu adulto de confiança, às vezes é a vó, às vezes é uma madrinha, às vezes é a mãe ou pai, mas todos nós temos que estimular que a criança tenha o seu adulto de confiança. Por que isso? Porque quando algo acontece, é esse adulto de confiança que o próprio profissional que vai fazer a escuta seja na escola, ou seja, num outro serviço que vai chamar, quem vai perguntar para essa criança em quem tu confia, quem tu gostarias que estivesse aqui contigo para te dar esse suporte, para te ajudar, porque o que a gente percebe: esse medo da escuta. Todos os adultos em diversas áreas que a gente atua eles têm medo de escutar a situação de um abuso vindo de uma criança, e realmente não é uma situação fácil, porém o que nós estamos fazendo: esse ano, nós estamos preparando os profissionais de todas as áreas saúde, da assistência que fizemos parte enquanto serviço de referência especializado, mas temos os outros órgãos também, que escute e saiba o que fazer". (Franciele 1)

A entrevista completa com mais ações e dados do assunto, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã. Disque 100 para denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar atende pelo telefone: (55)3272-4677 e (55)99674-9997 no Plantão.


  • CREAS



Buscar
Categorias
Arquivos