O Conselho Regional de Educação Física (CREF) esteve em Tupanciretã nesta semana realizando uma ação fiscalizatória no setor de Educação Física.
Durante a inspeção, foram registradas cinco punições a profissionais e estabelecimentos que não estavam de acordo com a legislação e normas da área. Confira:
01 Empresa sem registro no CREF2/RS
01 Empresa sem profissional de Educação Física Habilitado presente
02 Empresas permitindo o exercício ilegal
3 Pessoas em exercício ilegal da profissão
Em contato com a reportagem, Carla Pretto, Vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF2RS), destacou:
"Hoje venho aqui para conversar um pouco sobre a importância de contar sempre com um profissional de Educação Física na hora de realizar atividades físicas.
O CREF2RS tem como objetivo principal fiscalizar o exercício da profissão, garantindo à sociedade um serviço de qualidade e evitando o exercício ilegal da atividade.
Por isso, ao contratar serviços como um personal trainer ou uma assessoria de corrida, é fundamental solicitar o registro profissional da pessoa. Esse registro deve ser apresentado na carteira do CREF2RS, onde é possível verificar o número e também a categoria em que o profissional está habilitado a atuar.
Em casos de dúvida quanto ao registro ou habilitação do profissional, você pode entrar em contato diretamente com o CREF2RS, que está à disposição para oferecer informações e esclarecer qualquer situação.” (Carla 1)
O objetivo da ação é garantir que a prática da Educação Física seja desenvolvida com qualidade, segurança e responsabilidade, protegendo tanto os profissionais quanto a comunidade que utiliza os serviços, conforme Carla ressalta:
"Nesta semana estivemos em ato fiscalizatório no município de Tupanciretã e constatamos o exercício ilegal da profissão, com pessoas atuando na área da Educação Física sem possuir o devido registro.
Esse fato serve como um importante lembrete para toda a sociedade: nós, cidadãos, somos os primeiros fiscais. Quando contratamos alguém sem verificar se está habilitado, estamos permitindo que o exercício ilegal da profissão aconteça.
Por isso, faço aqui um apelo: antes de contratar qualquer serviço relacionado à Educação Física, verifique se o profissional possui registro no CREF2RS. Essa é uma garantia para você e para a sua saúde.
Não podemos deixar a nossa saúde em mãos de pessoas que não têm o conhecimento técnico necessário. Valorize sempre o profissional de Educação Física habilitado.” (Carla 2)
Em caso da população verificar um profissional atendendo sem CREF, vendendo inclusive planílhas e planos para Corridas de Rua sem o CREF, a denuncia pode ser realizada no site. Em Tupanciretã são 6 PJ ativos e 53 PF ativos.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.