A Declaração Anual de Rebanho é uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos que trabalhem com agronegócios de produção animal. Porém, a poucos dias do fim do prazo (31 de outubro), foram feitas apenas 30% das 380 mil declarações esperadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
A partir desse ano, a atualização cadastral está mais completa, com informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal, tornando a declaração mais extensa. Por isso, não é aconselhável, que seja protelada até a última hora. Fabiano Ribeiro Ferreira, Técnico agrícola, e integrante do setor regional da Inspetoria de Vacinação, concedeu entrevista à Rádio Tupã:
"E lembrando que a declaração, no caso ela é obrigatória, então esse ano fala se no caso na declaração do Marco Zero, para que assim se atualize bem os dados do Produtor. Seja, dados pessoais, em relação a dados também da propriedade no caso, e esse ano o produtor tem, no caso está sendo fornecido para ele, a oportunidade de regularizar bem. Em relação à quantidade de animais e sempre tem uma diferença de um ou outro." (Fabiano 1)
Este ano, os formulários estão disponíveis no link www.agricultura.rs.gov.br/declaracao e podem ser entregues de duas formas.
Na primeira, o produtor comparece à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência e informa verbalmente os dados a serem lançados. Com a opção de geração de senha de Produtor Online, ele assina digitalmente a declaração.
Na segunda opção, o produtor baixa os formulários no site da Seapdr, preenche e os entrega na IDA ou EDA do seu município.
A expectativa é que, no próximo ano, os produtores possam fazer a declaração online, diretamente pelo Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).
Os dados captados pela nova Declaração Anual de Rebanho permitirão delinear um perfil mais completo sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul, contribuindo para a manutenção do status sanitários dos rebanhos do Estado ao fornecer subsídios para as ações dos programas de saúde animal e demais políticas públicas direcionadas. A entrevista completa, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..