Notícias

Economia LocalSaúde

Defesa Civil de Tupanciretã auxilia família ilhada no Corredor dos Viannas e Prefeito fala sobre casos de Fake News

04/05/2024 09:05:00

A Rádio Tupã visitou a Defesa Civil para coletar novas informações da situação das chuvas em Tupanciretã. A Coordenadora Vânia Vendrusculo Lopes detalhou uma ação, quando a equipe contou com o auxílio de um grupo de Jipeiros, o Grupo Tatu na Lama, para atender uma família ilhada no Corredor dos Viannas:

"No primeiro momento a gente recebeu uma ligação de um pessoal da comunidade do Corredor dos Viannas que existia uma família ilhada. O que a gente fez quanto Defesa Civil, procuramos as informações corretas, verdadeiras, e identificamos que havia sim um casal e uma criança ilhados. Conseguimos um vizinho que tinha um triciclo, ele foi até lá e conseguiu conversar com a família. Diante disso, nós conseguimos um pessoal do jipeiros, a gente conseguiu um Jeep, aonde a nossa equipe da Defesa foi levar alimentos, água, remédios para essa família e também encaminhamos um médico do município para acompanhar e se necessário eles irão trazer a família até Tupanciretã". (Vânia 1)

Após atendimento, a Coordenadora da Defesa Civil de Tupanciretã confirmou que a família está bem, e permaneceu em seu lar após consulta médica. A equipe disponibilizou alimentos e lenha seca aos moradores. O Prefeito Gustavo Herter Terra também estava ao lado da coordenadora, e chamou a atenção para o assunto das Fake News:

"Eu quero chamar atenção para o seguinte: existe aquele conceito das Fake News, e o ser humano por si, só tem a tendência de dramatizar algumas situações a criar o pânico, e algumas pessoas irresponsavelmente recebem um áudio no seu telefone que é de uma outra cidade e já divulgam nas suas redes sociais dizendo que é da sua cidade e eu cito um exemplo: circulou um áudio pelos grupos, dizendo que não era para consumir água da Corsan, que não havia água potável, que era para comprar água nos mercados, que não era para consumir água da Corsan. Esse áudio não é referente a Tupã, a água da Corsan está preservada, felizmente nós temos um bom abastecimento direto, depósitos artesianos que não foi afetado. Isso é água de municípios que tem o seu abastecimento de represas e que foram afetadas, enfim, o seu tratamento. Eu nem quero entrar no mérito, mas dizer que tem responsabilidade em não divulgar áudios sem saber a origem, sem saber o local. Exemplo dos combustíveis em Tupanciretã: nós temos sim a rede rodoviária afetada em diversas áreas do RS, diversas BR, mas nós não temos notícia de que o abastecimento do município está em risco". (Gustavo 1)

Gustavo destaca que o mesmo serve para o ramo alimentício, pois os mercados estão com seu abastecimento operando.


  • Grupo Tatu na Lama 2
  • Grupo Tatu na Lama
  • Grupo Tatu na Lama 1
  • Defesa Civil



Buscar
Categorias
Arquivos