Vânia Vendrusculo, Coordenadora da Defesa Civil de Tupanciretã, concedeu entrevista à Rádio Tupã, referente a ação de atendimento após a passagem da chuva de granizo em Tupanciretã e região. Foram atendidas 52 residências no município, e a coordenadora comenta:
"A Defesa Civil, a equipe da Defesa Civil, foi bem ágil ontem à noite, quando o pessoal começou a solicitar, a gente já estava na rua em regime de plantão, e então a gente conseguiu levar até as residências a lona. Cobrimos os móveis das pessoas. A única coisa que a gente não faz quando está chovendo, e muitas pessoas até solicitam para nós, é a questão de colocação de lona em cima dos telhados, até porque é uma questão de cuidar, de se proteger. Essa questão é muito perigosa de subir em telhado quando está chovendo. E outra coisa que a gente solicita, assim, para as pessoas, é que quando começa a chover dentro de casa, que a chuva desce pelas lâmpadas, que as pessoas desliguem o disjuntor da luz porque isso é muito perigoso. Pode dar alguma descarga elétrica, pode acontecer algum choque, pode acontecer alguma fatalidade". (Vânia 1)
O Executivo Municipal emitiu o Decreto nº 6.745, determinando situação de emergência nível 1, considerando entre os fatores, o alto índice pluviométrico dos últimos dias que atingiu todo Estado do Rio Grande do Sul, causou diversos danos e prejuízos em pontos, pontilhões e estradas do município de Tupanciretã o que comprometeu a trafegabilidade da população, principalmente a localizada no perímetro rural. Vânia esclarece este ato:
"É para caráter Municipal. O que acontece: quando nós decretamos o nível 1, ele é só para fins de alguma compra que tenha que ter, que a gente precise fazer em situação, tipo como nas estradas, por exemplo, que as estradas foram bem afetadas nas últimas chuvas, houve muitos estragos. Então para a gente ter a justificativa de compra de óleo diesel, de arrumação de alguma máquina que precisa ser consertada, e também para a gente, em busca de recursos através de emendas parlamentares através do Estado" (Vânia 2)
A entrevista com mais detalhes do decreto, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.