Vânia Vendrusculo Lopes, Coordenadora da Defesa Civil de Tupanciretã, concedeu entrevista à Rádio Tupã para comentar sobre as entregas de telhas de fibrocimento e ações da Defesa Civil auxiliando diretamente os moradores afetados:
"A Defesa Civil durante ao longo desses dias nós fizemos as entregas no interior do município das telhas de fibrocimento onde as pessoas que haviam solicitado num primeiro momento lona e depois vieram até nós para fazer o cadastro de solicitação destas telhas. A gente começou a fazer as entregas, saliento também que essas telhas e fibrocimento foram compradas com recursos próprios do município, nós não entramos com processo via Estado e sim, com recurso próprio, foram entregues tanto telhas de 4mm quanto de 6 mm as pessoas que solicitaram, que fizeram o cadastro até o presente momento acho que a gente fechou mais ou menos 90% dessa totalidade de pessoas que haviam solicitado também. Agora a gente está fazendo um relatório final, onde a gente tá vendo quais as pessoas que realmente precisam e que estão na lista de espera. Nós temos aproximadamente 40 famílias ainda na lista de espera". (Vânia 1)
Foram adquiridas mais de 3 mil telhas, e num primeiro momento, a Defesa Civil agiu de boa-fé com os moradores, atendendo a urgência naquele momento. Agora, Vânia destaca a necessidade de revisitar os locais para identificar a situação atual dos moradores afetados:
"Teve casos que precisavam de menos e teve casos que a gente viu que a real necessidade era um pouquinho a mais, então a gente abriu esse leque. Também agora durante esses dias, agora eu gostaria, eu vou fazer mais umas vistorias em função para ver realmente se essas pessoas já arrumaram os seus telhados, porque como houve muitas ligações, a ligações assim ó: eu quero para ontem, eu preciso, eu tô com a minha casa descoberta, tá molhando tudo, mas a gente já recebeu algumas denúncias de que essas folhas de fibrocimento continuam do lado da casinha, no pátio, então a gente fica pensando assim: qual a real necessidade mesmo". (Vânia 2)
Vânia indica que em momentos de ventania, queda de granizo e demais situações de perigo da natureza, a pessoa estando em casa, a melhor precaução inicial é desligar o disjuntor e ir ao banheiro, pois normalmente é o local com paredes próximas, e com maior possibilidade de proteção. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.