Em reunião que ocorreu na terça-feira (1º), na sede da Associação dos Municípios da Região Central do Estado (AM Centro), foi criada a Coordenação da Defesa Civil da AM Centro.
Como coordenador foi escolhido Edson Roberto das Neves Junior, secretário de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, da Prefeitura de Santa Maria. O coordenador adjunto é Paulo Acosta, Diretor da Defesa Civil do Município de Santiago, e como secretária, Vânia Vendruscolo Lopes, coordenadora municipal da Defesa Civil de Tupanciretã, a qual concedeu entrevista e comentou sobre este novo desafio, buscando unir os municípios diante destes enfrentamentos climáticos. Também trouxe a informação a respeito das obras na entrada da cidade, aonde houve o deslizamento de terra e foi destruído às estátuas indígenas:
"Gostaria de comentar sobre o muro de contenção da Santa, da nossa Padroeira, muitas pessoas estão nos ligando e perguntando, até uma preocupação muito grande quanto Defesa Civil, quanto à administração em função de que a cada enxurrada está desabando mais, a questão da terra ali na entrada do barranco que tem no muro de contenção ali, nós já encaminhamos todo o processo, junto a União fizemos a nossa licitação no mês de janeiro, a todo momento a União nos solicita documentos, a gente encaminha os documentos, o empenho saiu também, mas por enquanto a nossa conta encontra-se zerada. Nós não tínhamos dado início de obra visto que a conta encontrava-se zerada, agora, nesta semana, na sexta-feira foi aprovado todo o projeto, e agora sim nós já entramos em contato com a firma para dar início à obra do muro de contenção". (Vânia 1)
Previsão do início das obras em duas semanas, mas a Defesa Civil busca antecipar. A Defesa Civil também destaca que já encaminhou o protocolo de Situação de Emergência para o Estado, e aguarda homologação para posterior reconhecimento da União.
Atualmente, a AM Centro é composta por 33 municípios, sendo eles: Agudo, Cacequi, Cachoeira do Sul, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Sêca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Tupanciretã, Unistalda e Vila Nova do Sul.
Fonte: Secretaria de Comunicação PMSM
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..