A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na noite deste domingo (7), um alerta para a formação de um ciclone extratropical entre a noite desta segunda-feira (8) e a madrugada de terça-feira (9). O órgão orienta que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e adote medidas de segurança diante da possibilidade de eventos climáticos severos.
Segundo o comunicado, o fenômeno deve provocar instabilidades significativas em diversas regiões do estado, com potencial para danos estruturais e transtornos em áreas urbanas e rurais, e atingindo seu pico de perigo entre terça e quarta-feira.
INMET também emite aviso de grande perigo
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de grande perigo, válido a partir desta segunda (7). O alerta prevê:
Chuva de 60 mm/h ou até 100 mm/dia;
Ventos intensos superior a 100 km/h;
Possibilidade de queda de granizo.
O INMET aponta grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Além de Tupanciretã e região central do estado, as áreas atingidas pelo aviso incluem:
Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Paranaense, Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste Paranaense, Sudeste Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Norte Central Paranaense, Norte Catarinense, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Sul Catarinense, além do Sudoeste de Mato Grosso do Sul.
A recomendação das autoridades é que moradores evitem áreas de risco, reforcem estruturas vulneráveis e busquem informações em canais oficiais.
Fonte: Defesa Civil do RS; INMET.
Foto: Defesa Civil do RS
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.