Entre a madrugada de sexta-feira (7/11) e o decorrer de sábado (8/11), o avanço de um sistema de baixa pressão e a formação de um ciclone extratropical no oceano devem provocar tempestades severas em diversas regiões do Rio Grande do Sul — incluindo o Centro, Noroeste, Missões e Norte do Estado.
Os modelos meteorológicos indicam chuvas intensas, com acumulados expressivos, rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, queda de granizo de grande porte e descargas elétricas.
Há também risco de formação de uma linha de instabilidade com potencial para rajadas severas e tornados, especialmente nas regiões Noroeste e Norte na tarde de sexta-feira.
Condições esperadas para sexta (7/11):
Chuva intensa com acumulados entre 60 e 100 mm/dia, podendo ultrapassar 150 mm nas Missões, Noroeste e Norte;
Rajadas de vento entre 50 e 85 km/h, podendo passar de 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte;
Possibilidade de granizo grande isolado;
Período crítico entre madrugada e início da tarde de sexta-feira.
Em Tupanciretã, a Defesa Civil Municipal emitiu Alerta Meteorológico para os dias 07 e 08 de novembro, com as seguintes orientações:
Chuva intensa
Ventos fortes
Acúmulos acima de 90 mm
Possibilidade de granizo
A Defesa Civil orienta a população a manter-se atenta às atualizações meteorológicas e evitar áreas de risco durante os períodos de instabilidade.
Em caso de emergência, ligue: (55) 9 9663-0696
A tendência é que no domingo (9/11) o tempo volte a ficar estável, com presença de sol e variação de nebulosidade em todo o Estado, devido à influência de uma área de alta pressão.
Acumulados previstos:
Oeste, Centro, Nordeste e Serra: entre 80 e 120 mm;
Missões, Noroeste e Norte: acima de 150 mm;
Demais regiões: entre 30 e 80 mm.
Fonte: Governo do Estado e Defesa Civil de Tupanciretã
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..