Rodrigo Zucco, Deputado Estadual, concedeu entrevista à Rádio Tupã, realizando uma atualização de suas ações na frente parlamentar, buscando auxiliar o Rio Grande do Sul neste momento de calamidade:
"Também aprovamos uma legislação, e era guardada mais de 10 anos pelos agricultores do Estado, que é da possibilidade da construção de barragens e açudes para fim de irrigação. Essa aí já é uma lei aprovada e sancionada pelo governador do estado que é a lei 16111 que vai ajudar muitos gaúchos como quando nós tivemos aqueles anos de estiagem, como foram os últimos três anos anteriores. Bastante também preocupados com o que vem acontecendo em termos da economia do Estado do Rio Grande do Sul, um estado que está endividado, com uma dívida atual de em torno de 100 bilhões de reais, sabendo que essa dívida já foi paga, o que nós pagamos agora são juros, então estamos cobrando do Governo Federal juntamente com a OAB do Rio Grande do Sul a anistia e suspensão da dívida do Estado, porque o Estado não vai ter condições de pagá-la e isso vai repercutir mais à frente da prestação de serviço da comunidade na área da saúde, segurança, educação, nós dependemos do Estado do Rio Grande do Sul, ou seja, tá na hora de todos nós estarmos unidos, procurando a solução dos problemas do nosso Estado do Rio Grande do Sul. Isso está acontecendo, a assembleia está unida, independente da afiliação partidária" (Zucco 1)
Zucco chama a atenção para a arrecadação do ICMS do Estado, e posterior conversão ao Governo Federal para retornar pouco recurso:
"Para se ter uma ideia, o estado do Rio Grande do Sul arrecada 58 bilhões de reais por ano em tributos e remete ao Governo Federal e volta apenas em torno de 13 milhões por estado, ou seja, a gente manda muito dinheiro e volta muito pouco em termos de serviços do Governo Federal para nós, então é por isso que amanhã às 16h30min lá no Supremo Tribunal Federal teremos uma audiência pública com Ministro Fux, do qual a OAB ingressou com ação para que essa dívida seja perdoada. Essa dívida já foi paga, mais uma vez nós estamos pagando juros, que foram contraídos ao longo do período dessa dívida. Então chegou a hora do Governo Federal olhar o Rio Grande do Sul com carinho, da mesma maneira não queremos um atendimento diferenciado dos demais estados, mas simplesmente a mesma coisa que é dado para os Estados do Norte e do Nordeste. A criação de um fundo para reaparelhamento do Estado do Rio Grande do Sul para a manutenção do Estado nesse momento de dificuldade de arrecadação. O Nordeste tem a Zona Franca de Manaus no norte também, porque não dar ao Rio Grande do Sul o mesmo tratamento que é dado aos demais estados do norte e nordeste". (Zucco 2)
A entrevista completa, disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã também aborda o quesito das Escolas Cívico-Militares.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..