Notícias

Economia LocalPolítica

Deputado Estadual divulga aprovação de lei por uma Agricultura Limpa

09/09/2024 10:09:16

Adão Pretto Filho, Deputado Estadual, concedeu entrevista à Rádio Tupã, sobre a lei que institui a política estadual de fomento à agricultura regenerativa e sustentável, de sua autoria:

"É uma lei extremamente importante que inclusive, já é referência no país, já temos aí mais de seis assembleias legislativas que pediram cópia desse projeto, inclusive o Governo Federal, Ministro Paulo Teixeira agora na Expointer na semana passada me pediu uma cópia, conversei com ele pessoalmente, pediu a cópia do projeto para debater a nível Nacional esta grande iniciativa que foi construída de forma coletiva com os movimentos sociais, os assentados da reforma agrária, os pesquisadores, cooperativas, e que se tornou essa lei importante que trata sobre uma transição para uma agricultura mais limpa, pensando nos pequenos agricultores, médios agricultores, agricultores de grande escala, nós queremos oferecer aos nossos agricultores gaúchos uma alternativa a mais para uma agricultura mais limpa, uma transição sem proibir nada, sem preconceitos, mas nós queremos dar essa oportunidade aos agricultores para migrarem a uma agricultura mais limpa". (Adão 1)

Esse foi o primeiro projeto protocolado por Pretto, ainda em fevereiro de 2023, logo após tomar posse no Parlamento gaúcho. Segundo ele, a nova política de fomento à agropecuária regenerativa, biológica e sustentável vai dar aos produtores maior autonomia e liberdade de escolha na hora do plantio.

Como alternativa, a nova legislação propõe o uso de bioinsumos e a construção de biofábricas, para que os insumos sejam produzidos nas propriedades. Dessa forma, os agricultores reduzem o custo do plantio e aumentam a rentabilidade das lavouras. Os bioinsumos podem ser de origem animal, vegetal ou microbiana.


  • Adão Pretto Filho 1



Buscar
Categorias
Arquivos