Notícias

LocalPolítica

Deputado Federal visita Tupanciretã, tratando de importantes temas ao município

10/10/2025 10:10:27

Dionilso Mateus Marcon, Deputado Federal e Claudiomiro Cordeiro dos Santos, Vereador, concederam entrevista à Rádio Tupã, quando nesta sexta, Marcon cumpre agendas relevantes em Tupanciretã, iniciando na Câmara Municipal de Vereadores, sobre produtores não estarem conseguindo receber verbas do Governo Federal, diante de dificuldades em suas propriedades rurais:

Sobre as emendas, eu acho que elas têm que acabar — essa é a minha opinião. Eu, inclusive, tenho um projeto de lei desde que cheguei a Brasília, porque entendo que não é papel do Legislativo distribuir recursos. Quem deve executar o orçamento é o Executivo: aqui em Tupã, o prefeito; em nível estadual, o governador; e, em nível nacional, o presidente.

O papel do Congresso é legislar. Mas, depois do Michel Temer e do Bolsonaro, abriram-se as porteiras das emendas, e o Lula não conseguiu enfrentar isso, porque hoje nós somos a minoria da minoria na Câmara Federal.

Esse instrumento das emendas segue em debate. Nós temos conversado muito — seja com vereadores, sindicatos, associações ou entidades. Aqui em Tupanciretã, nos últimos três anos, destinei R$ 1,4 milhão em emendas, e boa parte desses recursos ainda está na prefeitura, aguardando a realização das licitações.” (Marcon 1)

Marcon pondera a questão de muitas emendas do partido não serem utilizadas pelo Executivo Municipal. Também agradeceu o Prefeito pelo recebimento de um reconhecimento, ao destinar uma emenda para a obra da estrada Tupã - Jari. Sobre o próximo ano, está com seu nome a disposição do partido, caso seja avaliado de maneira positiva sua busca na reeleição. 

Claudiomiro ressalta a importância do Deputado no município:

Tínhamos alguns problemas crônicos que não conseguimos resolver no dia a dia, e é importante poder contar com o apoio e a articulação do deputado Marcon, tanto junto às secretarias do Estado quanto a nível federal. A gente fica muito grato por esse espaço, Miguel, e em outro momento voltaremos aqui para conversar, porque há muita coisa a ser debatida sobre o nosso mandato e o trabalho que realizamos na Câmara.

Mesmo sendo de oposição, temos feito muito pelo município. Hoje, são R$ 4,8 milhões que estão nos cofres do município, prontos para serem licitados — fruto da articulação de um mandato comprometido, de um deputado comprometido e de um governo federal que tem buscado contribuir.

Acredito que devemos trabalhar para todos, independente de sermos oposição, sempre com o foco na vida das pessoas e no desenvolvimento do município. A oposição deve ser exercida de forma construtiva, com fiscalização e responsabilidade, pois sem isso o município fica à mercê.

O papel do vereador é ser o representante da comunidade — e foi isso que vivi há poucos dias na Câmara. Para mim, esse episódio já é página virada, foi esclarecido e julgado com base na verdade dos fatos. Agora é seguir em frente, trabalhando naquilo que realmente importa: melhorar a vida das pessoas.” (Claudiomiro 1)

Marcon continua com agenda em outros municípios, todos do interior do Estado.


  • Partido dos Trabalhadores



Buscar
Categorias
Arquivos