Notícias

LocalEducaçãoPolítica

Deputados buscam sancionar lei para Fundo de Fomento das Escolas Cívico-Militares no RS

16/04/2024 03:04:07

Para assegurar a continuidade e crescimento das Escolas Cívico-Militares, tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei 26/2023, de autoria do deputado Capitão Martim, que propõe a criação de um Fundo de Fomento às Escolas Cívico-Militares.

Esse fundo visa cobrir despesas adicionais, como aquisição de uniformes, material pedagógico, equipamentos esportivos, além de financiar reformas e a compra de mobiliário e computadores. Contará com apoio financeiro do Governo do Estado, municípios, entidades públicas e privadas, incluindo doações e subvenções. O deputado Delegado Zucco, do Republicanos, acredita que o projeto será sancionado pelo governador Eduardo Leite. Ele destacou o bom desempenho das Escolas Cívico-Militares:

"Foi um Marco para Educação do Rio Grande do Sul projeto da escola para o projeto amplamente debatido pelos deputados durante um ano desde a apresentação até a aprovação, e agora nós vamos ter a correção da Extinção que foi feita pelo Governo Federal, o governo federal atual, o governo federal anulou o decreto do governo Bolsonaro que criava o modelo Cívico-Militar, 86 escolas aqui no Estado já aderiram ao modelo, e muitas outras poderão também participar desse modelo Cívico-Militar da área da Educação, só que agora com uma lei Estadual finalmente aprovada pela Assembleia". (Zucco 1)

O Prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra, esteve recentemente em Porto Alegre, e presenciou a votação na Assembleia. Ele comenta sobre a aprovação e chegada do projeto nas mãos do Governador Eduardo Leite para aprovação:

"É, todos votaram a favor, porque reconhecem no projeto a relevância da pertinência, a importância do quanto isso afeta as crianças, a criação das crianças, o quanto ajuda as famílias que muitas vezes tem se frustrado quanto ao fortalecimento desses valores, desse civismo, de respeito, de boa conduta dessas crianças, e a escola sempre vem exatamente para ajudar. Essas pessoas que votaram contra, tentavam com discursos equivocados, tentavam alegar que tanto que os militares não tem a ver com a educação, os militares não podem estar em sala de aula, e a gente sabe que no projeto não existe nada disso. Os militares não se envolvem na parte de didática, na parte do ensino propriamente dita, apenas extra sala de aula, na organização, na proteção, na segurança dessas escolas. Então foi uma vitória muito grande que nós tivemos". (Gustavo Terra 1)

Atualmente são 86 escolas com este modelo. Tupanciretã é referência no Estado e em entrevistas, o Prefeito de Tupanciretã destaca a busca de recursos para ampliar o educandário.


  • Escola Cívico Militar Estrutura



Buscar
Categorias
Arquivos