Em entrevista ao Programa Variedades a Médica Maria Luisa Suárez Gutiérrez Cella falou sobre o dezembro vermelho, “Campanha de combate o HIV e AIDS”.
O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
Desde 2020, 680 mil pessoas no mundo morreram por conta da AIDS e durante a pandemia 72,3 milhões de pessoas foram infectadas. (Maria Luisa 1).
Os medicamentos antirretrovirais, usados para tratar a infecção, passavam a ser distribuídos via rede pública de saúde nos municípios para que as pessoas possam fazer o tratamento. O coquetel reduz 50% das mortes por HIV e 80% por infecções oportunistas, os testes rápidos também são oferecidos na cidade nos Postos de saúde e o resultado fica pronto em 15 min.
Tudo isso que está sendo disponibilizado pela saúde para que as pessoas tenham a consciência e o cuidado, os medicamentos impedem a reprodução do vírus de alguma forma.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..