Notícias

LocalEducação

Dia 18 de maio é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual, contra criança e adolescentes

17/05/2022 10:05:37

Nesta terça-feira (17) é ressaltado o Dia nacional do combate ao abuso e exploração sexual, contra criança e adolescentes. Carla Cherlote Ceolin, Coordenadora do CREAS e Franciele Martins Machado, da Assistência Social, concederam entrevista para tratar deste assunto:

"Não é um caso que está nas grandes cidades, pelo contrário, temos casos no nosso município sim. O nosso serviço que é o Creas é um centro de referência com profissionais de referência para atendimento de todos os casos de violência do município, mas hoje a gente veio falar mais especificamente do abuso sexual e da exploração. Vocês vão visualizar isso muito nas redes sociais, porque é uma campanha nacional e a gente vem trazer alguns dados que são importantes, porque infelizmente isso é muito comum. Não banalizando a situação, mas que a gente olhe para isso de uma forma muito cautelosa e cuidadosa para que a gente possa diminuir esses números de índices de violência aqui de Tupanciretã. A gente trouxe alguns dados, 2019 nós tivemos cinco casos de atendimento de abuso sexual contra crianças e adolescentes, em 2020 tivemos nove, 2021 também nove, e neste ano chegou até o nosso setor, 2 casos de abuso sexual contra crianças". (Carla 1)

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Franciele comenta sobre a caminhada alusiva e a importância da informação repassada aos órgãos competentes:

"É muito voltado a isso a gente na manhã esteve em todas as escolas da rede de ensino, em escolas municipais, estaduais e rede particular, convidando a todos que participem da nossa caminhada alusiva ao dia 18, porque a gente sabe que dia 18 de maio poderia ser um dia qualquer, porém ele teve um fato marcante como disse a Carla, anos atrás, e isso referenciou muito no que a gente tem na legislação, muito que a gente tem de serviços para atender essas crianças e adolescentes, e aqui o reforço que quando a gente tem a suspeita, a gente precisa fazer a informação aos órgãos competentes, porque essa informação que vai levar ao conhecimento, e esse conhecimento da população e principalmente dos poderes é o que vai dar investimento" (Franciele 1)

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas.

Nessa violação são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. No contexto da violência crianças e adolescentes não são considerados sujeitos de direitos, mas seres despossuídos de humanidade e de proteção.

Por isso é necessário entender sobre o tema, discutir o problema e enfrentar esse tipo de violência.

Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie. Como denunciar:

- Conselho Tutelar, através do número 55 9 9931-9481;

- Delegacias Especializadas ou Comuns;

- Disque Denúncia local ou Disque 100;

- Polícia Militar (190);

- Polícia Federal;

- Polícia Rodoviária Federal (191);

- Crimes na Internet: new.safernet.org.br.

- CREAS Tupanciretã (55) 98437-0445 ou 3272-7507

Esquecer é permitir, lembrar é combater! DENUNCIE!


  • CREAS



Buscar
Categorias
Arquivos