Notícias

LocalSaúde

Diálogo RS chama a atenção para o crescente número de internacões nas UTI's

25/05/2022 08:05:36

Na manhã de quarta-feira (25) foi ao ar mais um episódio do programa Diálogo RS, destinado a temas sobre o Estado.

Bruno Naundorf, Coordenador Adjunto do GT Saúde, é o entrevistado desta quarta-feira (25) e o mesmo comenta sobre o que é feito pelo GT Saúde:

"Bom, o GT saúde é constituído por profissionais da Secretaria da Saúde de outras secretarias do Estado e também profissionais de universidades de outras áreas que vem trazer o conhecimento para que a gente possa fazer o acompanhamento da pandemia desde lá o início, e poder também fazer o controle do sistema 3As permitindo a elaboração de avisos e alertas para poder a população e os gestores entender o que está acontecendo no estado". (Bruno 1)

Bruno sabe da importância deste controle do GT Saúde, que observa novas mudanças nesta semana:

"Nesta semana nós tivemos uma mudança bastante significativa. Nós pulamos de 113 casos por 100 mil habitantes, para 223. Quase o dobro de número de casos, e tivemos também nesse mesmo tempo, um aumento da positividade. As pessoas que iam as unidades de saúde, nas farmácias fazer exames, sempre se tem percentual de pessoas que acabou sendo positivas. Foi identificado o percentual bastante maior de positivos entre esses, e também isso veio acompanhado de outros aumentos como, por exemplo, das internações" (Bruno 2)

O coordenador chama a atenção para os números de internados, alertando a população:

"Além do período de inverno que geralmente vem acompanhado com maior número de síndromes gripais e outras síndromes respiratórias agudas graves que acabam necessitam de internação, a gente também tá tendo outras doenças como a dengue. Nesse momento mesmo, nós temos 20 pessoas em UTI por dengue 117 em leitos clínicos e também 14 crianças que o Estado vem acompanhando diariamente para auxiliar. Também nós temos um número muito maior de pessoas que nesses dois anos acabaram por acidentes, ou outras doenças e tratamentos, com a ocupação das UTI por outras doenças que não é a covid. Então tem que se preocupar porque a gente não pode ter aquele crescimento mesmo o Rio Grande do Sul que tenha aumentado em mais de 170% o número de leitos durante a pandemia". (Bruno 3)

Para saber mais sobre os temas relevantes do Estado, basta ouvir a Rádio Tupã, durante a manhã, nas segundas, quartas e sextas-feiras para escutar o programa promovido pelo Estado do RS.


  • Bruno Naundorf



Buscar
Categorias
Arquivos