No programa Diálogo RS, o Governador Eduardo Leite foi o entrevistado, e falou sobre o processo de recuperação dos municípios atingidos pelo ciclone extratropical.
Com 16 mortes confirmadas, o ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na semana passada é o maior desastre natural relacionado a chuvas intensas das últimas quatro décadas no Estado. Desde 1980, não há registros de outro episódio que tenha acarretado tantas perdas humanas devido a enxurradas no Estado.
"Nos primeiros dias, o esforço é para poder salvar vidas, proteger as pessoas, resgatá-las. Agora a gente parte para o esforço de reconstrução. A gente já fez reunião com os prefeitos das cidades mais afetadas para auxiliar na elaboração dos planos de trabalho, os planos de ação que vão ser necessários para liberar os recursos, tanto federais, quanto estaduais, nós estivemos lá nos locais com os ministros do Governo Federal que foram designados pelo presidente para acompanhar também a situação, eu vou a Brasília nessa semana para ampliar a articulação junto à união, de forma a acelerar os trâmites para reduzir a burocracia, garantir todo o amparo necessário as famílias, e a gente tá estudando ainda a possibilidade de um aporte extraordinário por meio do nosso programa do cartão cidadão que tem o devolve ICMS para que todas as famílias em situação de vulnerabilidade que estão escritas no cadastro único, possam ter um recurso extra. Essas famílias que foram atingidas para poder recompor o mobiliário, comprar aquilo por mais urgente para sua casa e voltar a ter o seu lar organizado". (Eduardo 1)
Até esta terça-feira (20/6), foram notificados à Defesa Civil Estadual danos e pessoas atingidas em 48 municípios. Há 1.538 desabrigados e 13.824 desalojados. Esses números são atualizados pelas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e podem sofrer alterações ao longo dos próximos dias. O Diálogo RS vai ao ar nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 8 horas, na Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.