Em entrevista ao Variedades desta quarta-feira, a bioquímica e diretora do Laboratório Hemolab Fátima Puretz esclareceu dúvidas sobre a covid-19.
No Laboratório Hemolab, quando as pessoas procuram para fazer o teste da covid há uma orientação sobre a doença. Para as pessoas positivadas, a orientação é mais detalhada do que pessoas negativadas.
Fátima falou um pouco dessa explicação para que toda a comunidade possa se inteirar sobre a doença. Os sintomas são iguais aos de um simples resfriado, uma alergia, sendo eles muito brandos no início. Por este motivo, a orientação é cuidar de qualquer sintoma como se fosse Covid até que seja comprovado por exame a existência ou não do vírus. (Fátima 1)
Mesmo após resultado negativo, Fátima salienta que o paciente deve manter os cuidados, pois, segundo a diretora, o risco de ter o vírus permanece mesmo com o resultado negativo, devendo sempre observar os sintomas.
Os sintomas que as pessoas devem monitorar são: coriza, espirro, congestão nasal, dor de garganta, irritação na garganta, tosse, diarreia, dor abdominal, febre, febrícula e dor no corpo.
Fátima também comenta que a partir dos pacientes que atende e reuniões que participa, tem observado que as pessoas esperam o resultado do exame para se isolar, sendo que a ação correta seria o isolamento a partir do primeiro sintoma e assim esperar o exame. Segundo a mesma, o isolamento é em relação a proximidade das pessoas. (Fátima 2)
Na fase ativa do vírus existe um único exame, o da nasofaringe que se divide em dois tipos: a pesquisa de antígeno e o método RT-PCR. Neste dois métodos, é coletado com o SWAB o material da nasofaringe, exame no qual o paciente não deve se preocupar, visto que há somente um leve desconforto. Esse tipo de testagem é recomendada ser feita do terceiro ao quinto dia dos sintomas.
O exame de sangue identifica se a pessoa já teve contato com o vírus através da análise, a qual avalia a presença de anticorpos no sangue.
Outro ponto salientado por Fátima foi de que, a partir de agora, com o Lockdown implementado em Tupanciretã, as pessoas devem manter os cuidados mesmo que em isolamento residencial, visto que o contágio ocorre via contatos próximos. Sendo assim, é necessária extrema cautela com familiares que estejam com qualquer tipo de sintoma. Esses, devem ser isolados dos outros familiares e ter o contato somente com máscaras e em ambientes abertos.
Para evitar a covid-19 recomenda-se às pessoas seguirem os seguintes passos:
A entrevista completa você confere no portal da Tupa FM no link de áudios e entrevistas.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.