esta segunda-feira (30), o governo do RS decidiu tomar medidas mais duras em relação às restrições de atividades para diminuir o contágio do coronavírus. O modelo de distanciamento controlado classificou 19 regiões em bandeira vermelha, o que indica alto risco de transmissão. Com isso, o governo reduziu horário de funcionamento de comércio e restaurantes e ainda proibiu permanência em locais públicos, como praças e praias.
Porto Alegre, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Palmeira das Missões, Erechim, Uruguaiana, Santa Maria, Lajeado, Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta, Bagé, Taquara, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Caxias do Sul estão na bandeira vermelha.
Apenas as regiões covid de Cachoeira do Sul e Guaíba foram classificadas em bandeira laranja, o que indica risco médio de contágio. Assim, o RS tem 94,7% da população gaúcha em bandeira vermelha.
Diante desse cenário, o governo decidiu suspender temporariamente a cogestão — mecanismo que permite que as regiões do Estado decidam por conta própria adotar restrições mais leves do que as determinadas pelo Palácio Piratini. Assim, todas as localidades em bandeira vermelha deverão seguir as regras previstas pelo Estado para o risco alto de coronavírus, sem flexibilizações.
O cenário avermelhado acompanha a piora nos indicadores da doença no Estado, que, nos últimos dias, apresentou aumento significativo no número de internações. As medidas foram antecipadas em reunião com a Famurs.
As medidas mais rígidas para o combate ao vírus devem valer por pelo menos duas semanas, mas podem ser prorrogadas se os números não baixarem, segundo Leite.
O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (30), pelo governador Eduardo Leite durante transmissão ao vivo. A definição vale a partir desta terça-feira (1°) até a próxima segunda-feira (7). Na última sexta-feira (27), o mapa preliminar indicava que todas as 21 regiões estavam em bandeira vermelha. O governo aceitou apenas dois dos 11 pedidos de reconsideração recebidos.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..