Notícias

Economia Local

DNIT se manifesta sobre trechos irregulares entre Tupanciretã, Cruz Alta, Júlio de Castilhos e Santa Maria

19/01/2024 04:01:33

Com a proximidade do Carnaval, estendendo, novo feriado, e diante dos intensos acidentes ocorridos em locais como Passo Dos Buracos, a reportagem da Rádio Tupã buscou uma resposta junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) quanto ao volume intenso de buracos na via.

A entidade emitiu a seguinte nota:

"Com relação à BR-158/RS, no trecho Julio de Castilhos - Santa Maria (km 264,10 ao km 324,70), informamos que a empresa detentora do Contrato de Manutenção Nº 303/21 foi notificada diversas vezes sobre o não cumprimento do cronograma de serviços acordado com o DNIT. Assim sendo, aguarda-se o andamento dos procedimentos legais para que se possa prosseguir com a abertura de Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) relacionado à empresa em questão.

Paralelamente, tramita na Superintendência Regional do DNIT/RS uma nova licitação para a contratação de uma nova empresa para a manutenção do trecho supracitado.

No segmento entre Cruz Alta e Júlio de Castilhos (km 200 até 264,1), a empresa detentora do Contrato de Manutenção/Conservação Nº 492/2022 vem realizando, quase diariamente, operações tapa-buracos. Entre o município de Cruz Alta e o acesso a Tupanciretã (km 200 ao km 242,5), está em execução o Contrato de Restauração n° 815/2020, cuja maior parte da extensão foi executada e apresenta boas condições de trafegabilidade, restando poucos segmentos a serem finalizados, o que irá ocorrer conforme a disponibilidade de recursos orçamentários.

Atualmente, os trabalhos estão sendo realizados com a aplicação da pintura de ligação nos buracos (muitas vezes chamado de "piche"), após se colocar massa e por último se compacta com placa vibratória, conforme demonstra o relatório fotográfico anexo. Agradecemos o contato e permanecemos à disposição".

Recentemente os caminhões a realizarem o recolhimento de resíduos das casas de Tupanciretã precisaram de manutenção devido aos estragos causados pela estrada em má condição, causando situações de acúmulo de sacolas de lixo no município. Porém, os danos muitas vezes não se limitam apenas ao material.


  • Faixinha



Buscar
Categorias
Arquivos