Notícias

LocalReligião

Dom Volodêmer Koubetch, Arquieparca de São João Batista dos Ucranianos, concedeu entrevista à Rádio Tupã

03/03/2022 10:03:36

Dom Volodêmer Koubetch é um arcebispo católico brasileiro do rito ucraniano. Atual Arquieparca de São João Batista dos ucranianos e Arcebispo Metropolita ucraniano, concedeu entrevista à Rádio Tupã, tratando sobre o delicado assunto referente à guerra entre Rússia e Ucrânia. Esta que se estende por dias horrorizando a comunidade mundial diante das atrocidades.

"É o momento assim mais dos sentimentos, e da emoção. Toda a comunidade ucraniana mundial da Ucrânia e daquilo que nós chamamos de áspora, ou seja, a situação dos ucranianos espalhados pelo mundo toda a comunidade encara essa gravíssima situação com muita tristeza. Esta é a melhor palavra para expressar o sentimento deste momento tão dramático para a Ucrânia e para o mundo, até o Papa Francisco em seu apelo usou a palavra tristeza, mas com esse sentimento vem outros de dúvida, de medo, de angústia, de decepção, de indignação e de revolta. É um momento chocante e muito dramático para o povo ucraniano e para dizer bem a verdade para toda a humanidade". (Dom Volodêmer Koubetch 1)

Em chamada de vídeo, Dom Volodêmer Koubetch reside em Curitiba, capital do Paraná, tendo uma proximidade maior com a comunidade ucraniana residente no Brasil. Através do e-mail, o Arquieparca tem contactado a comunidade cristã na Ucrânia, recebendo áudios, fotos e vídeos de Kiev, capital do país atacado.

"Uma duas congregações que eu vi ajudam a levar alimentos e objetos necessários aos soldados ucranianos. Vejam bem, religiosos fazendo esse trabalho e forma assim discreta e segura. Uma informação muito importante é a mobilização Mundial que está sendo feita em apoio ao povo ucraniano. Manifestações de cunho religioso, mas também de ajuda humanitária. Uma das dessas ajudas humanitárias mais significativas e a mais importante que eu acho nesse momento, a comunidade ucraniana católica da Itália. Canonicamente é um exarcado né, vamos dizer assim, uma estrutura próxima de ser uma diocese ucraniana cujo exarca é um bispo brasileiro". (Dom Volodêmer Koubetch 2)

Dom Volodêmer Koubetch pede orações ao povo ucraniano, e torce para que esta guerra se encerre quanto antes, prevalecendo a paz e a fé. Ao final da entrevista, ele também citou um canal de veiculação com às principais informações em apuração dos acontecimentos na Ucrânia, o Canal do Welgacz. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Dom Volodêmer Koubetch



Buscar
Categorias
Arquivos