Em entrevista ao Variedades desta terça-feira, o Diretor Clínico do Hospital de Caridade Brasilina Terra Dr° Felipe Orso falou sobre este momento na saúde local e regional.
Felipe comentou que observava no início de 2020 o colapso na saúde de outros países e nunca imaginou que o mesmo fosse acontecer no Brasil. Após um ano de pandemia, há lugares em Santa Catarina e no Rio Grande do sul em que o cenário dos hospitais e UTIs mostram-se lotados com as equipes exaustas. Como Diretor Clínico do Hospital ele tem encaminhado vários pacientes para a UTI. (Felipe 1)
Ele explicou que Tupanciretã teve alguns picos de casos controláveis, mas agora este ano antes do Carnaval foi notado um número expressivo de pacientes procurando atendimento. Vendo o aumento de casos ocorrendo muito rápido e a maior procura de pacientes graves por atendimento, Dr° Felipe fez um áudio alertando que a saúde municipal estava entrando em colapso. Tupanciretã foi uma das cidades do Rio Grande do Sul que teve este aumento antes que as demais. (Felipe 2)
O Hospital de Caridade Brasilina Terra possui 3 respiradores, 2 de transporte e 1 fixo, eles já foram usados 2 vezes inclusive no transporte. Felipe alerta que no cenário atual os pacientes são colocados nos respiradores mas sempre cadastrados para os leitos de UTI. Ele também comentou que a taxa de letalidade dos pacientes em UTI no brasil está na média de 70%. (Felipe 3)
O Hospital de Caridade possui em torno de 18 à 20 leitos especialmente para pacientes com covid-19. Muitos pacientes evoluem mas chegam a ficar em torno de 20 dias, necessitando de oxigênio quando não evoluem o caso e passam a precisar de leito de UTI. Em nosso munícipio há 3 pacientes aguardando leito de UTI para serem transferido.
É recomendado para as pessoas se cuidarem, utilizando álcool em gel 70%, máscara, praticando distanciamento e sair apenas quando for necessário.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.