Com um discurso de otimismo e reconhecimento pela resiliência dos produtores rurais diante das dificuldades, o governador Eduardo Leite participou, na sexta-feira (24/3), da 14ª Abertura da Colheita da Soja, em Tupanciretã. A soja, cultura fortemente afetada pela estiagem, acumula perdas expressivas na safra deste ano.
Na Afuco, iniciado o protocolo, a primeira autoridade a falar no microfone, foi o Prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra. Em sua fala, relembrou o passado, e atualizou os números do Executivo, sempre auxiliando os produtores no enfrentamento da Estiagem:
"Em relação à pauta de estiagem, eu poderia me alongar, estamos trabalhando muito nisso, gastamos no município quase R$ 700.000 no enfrentamento direto só dessa estiagem afora o que gastamos o ano passado recursos próprios levando água para mais de 40 comunidades 40 famílias semanalmente abrindo açudes bebedouros tivemos por parte da secretaria da Agricultura como outros municípios a doação de dois poços artesianos que tiveram um acréscimo de 50% secretário e muito obrigado que fica o reconhecimento. Tivemos três postos artesianos pela sensibilidade da secretaria em saber a quantidade de comunidade que nós temos, são 17 assentamentos e mais 12 e mais uma comunidade nativa, então são 30 30 comunidades do interior do município que tem equanimemente a nossa atenção" (Gustavo 1)
Líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, fala, refletindo sobre a importância do Poder Legislativo estar afinado com o Governo do Estado e a necessidade do povo gaúcho:
"E o Poder Legislativo mesmo tendo diferenças entre os seus componentes, ele teve a capacidade ao longo dos últimos anos de buscar separar as convergências e praticar as convergências. Não deixa de ter divergências, mas ele coloca na frente aquilo que nós já entendemos que é necessário ser praticado e casamos nosso ponto de equilíbrio de praticarmos convergências com o ponto que veio do outro lado da rua do Palácio Piratini que é a meta de fazermos com que o Rio Grande pudesse melhorar a sua saúde fiscal. Essa obra que nós estamos vendo aqui da 392 e canteiros de obras que nós estamos vendo em todo estado do Rio Grande do Sul e que desejávamos ver há muito tempo, ela está sendo possível fruto Prefeito Gustavo, de um grande entendimento, do Diálogo capitaneado pelo Governador Eduardo Leite e do eco da sociedade que queria ver essas coisas acontecendo". (Frederico 1)
Hamilton Jardim, Vice-presidente da Farsul, comentou sobre a entidade e sindicatos filiados, estarem unidos, e a disposição do Governo do Estado, seguindo a parceria e busca pelas soluções dos problemas enfrentados:
"Como é triste nesse momento de duas secas, aliás três secas, vermos os nossos Mananciais Hídricos baixíssimos, que impedem inclusive o processo de irrigação, mas graças a Deus com o apoio do seu governo já na gestão anterior, o senhor dá um carinho muito especial a reservação de água para que tenha reservação de água e nós possamos diminuir os efeitos nocivos das secas recorrentes. Deputado e Secretário Giovani Feltes eu tenho certeza que está muito bem na sua mão, na mão da secretária Marjorie que também está trabalhando nessa parte de Meio Ambiente, para que destravemos o mais rápido possível as amarras federais porque hoje só podemos fazer intervenções se for de utilidade pública por interesse social e às vezes o estado fica amarrado". Áudio 1 - 27 de março - (Hamilton 1)
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, afirmou que o governo é parceiro das entidades e dos produtores para a construção e a gestão de políticas públicas e programas que busquem minimizar esses efeitos, assim como na busca por superar a frustração da expectativa quanto à produtividade das lavouras:
"Tenho a expectativa de poder governador, minimamente em primeiro lugar, lhe confesso não me decepcionar ao me olhar no espelho a cada dia que passar, tentando me dedicar sendo leal e tanto quanto possível ajudar a construir soluções e ajudar a melhorar o ambiente e tanto quanto possível não atrapalhar aqueles que melhor do que eu, sabem fazer, que é trabalhar a terra e produzir. Se assim nós procedermos, acho que já estou dando uma boa contribuição. E peço todos os dias, não só para Deus, São Pedro, para que nos faça que depois do La Nina, o El Ninho não nos prejudique um excesso de chuva e água, torço também que a esfera Federal seja um pouco mais compreensiva aos reclamos das entidades e dos produtores para que a legislação, seja um pouco mais branda, mais flexibilizada com responsabilidade em relação ao meio ambiente porque é uma construção que eu sei cabe a todos nós, mas em especial em particular embora necessária não pode encontrar ouvidos moucos na esfera Federal" (Giovani 1)
Em sua fala, Leite ressaltou que, apesar das dificuldades, a celebração da colheita é uma valorização de quem produz. Em relação ao enfrentamento à estiagem, Leite ressaltou que o governo está finalizando um novo plano, em parceria com bancos públicos, para fortalecer a irrigação. E diante do público, realizou um importante anúncio para fortalecer a economia:
"Mas nós já estamos fazendo Toropi e Jari, e vamos, já dei a ordem para o DAER, fazer o projeto de Jari a Tupanciretã para que nós possamos dar início também a esse sonho, assim como Prefeito Bernardo, a Júlio de Castilhos também é a nossa missão de levar e estender esta pavimentação". (Leite 1)
Após o protocolo, Leite enfatizou no microfone da Rádio Tupã, que o anúncio destas obras eram os principais a serem falados por ele, no evento, disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã. A abertura da colheita foi realizada na lavoura da Agropecuária Coxilha Bonita.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..