Notícias

LocalPolítica

Eleições 2026: Tupanciretã encerra votação dentro da normalidade; Flávio Bolsonaro e Zucco são os mais votados no município

04/10/2026 09:10:56

Durante todo o domingo (4), a Rádio Tupã acompanhou o andamento das Eleições 2026 em Tupanciretã, com reportagens e boletins diretamente dos locais de votação. O município registrou uma eleição dentro da normalidade, apesar de ocorrências pontuais relacionadas às condições climáticas e ao fornecimento de energia em algumas localidades.

De acordo com os resultados da votação no município, a abstenção foi de 22,54%.

Na disputa para a Presidência da República, Flávio Bolsonaro foi o candidato mais votado em Tupanciretã, com 55,20% dos votos válidos. Em nível nacional, Flávio Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva avançaram para o segundo turno, marcado para 25 de outubro.

Zucco vence no município e é eleito governador

Para o Governo do Rio Grande do Sul, Zucco (PL) foi o mais votado em Tupanciretã, com 56,67% dos votos válidos, segundo os dados da apuração municipal.

No resultado estadual, Luciano Zucco foi eleito governador do Rio Grande do Sul no primeiro turno, tendo Silvana Covatti (PP) como vice-governadora. A eleição foi confirmada durante a noite de domingo.

Zucco e Silvana Covatti assumirão o comando do Estado em 6 de janeiro de 2027.

Sanderson e Marcel Van Hattem são eleitos para o Senado

Em Tupanciretã, Sanderson (PL) foi o candidato mais votado para o Senado, com 29,64% dos votos válidos, seguido por Marcel van Hattem (Novo), com 28,51%. Os dados municipais são atribuídos ao TSE.

No resultado estadual, Sanderson e Marcel van Hattem conquistaram as duas vagas do Rio Grande do Sul no Senado. Com a totalização praticamente concluída, Sanderson registrava cerca de 30,11% e Van Hattem 30,08% dos votos válidos.

Os dois terão mandatos de oito anos no Senado Federal.

Rádio Tupã acompanhou a votação

Durante todo o dia, a reportagem da Rádio Tupã percorreu os locais de votação de Tupanciretã, acompanhando a movimentação dos eleitores e ouvindo presidentes de seção, autoridades e eleitores.

Ao longo da manhã, os relatos dos presidentes das seções apontaram agilidade no processo de votação. Mesmo com o número de candidatos para os diferentes cargos, o tempo médio para a realização do voto ficou próximo de um minuto em vários locais acompanhados.

Também foram registradas filas pontuais, que se dissiparam rapidamente. Entre as situações acompanhadas pela reportagem, houve casos de eleitores que compareceram sem a chamada “cola eleitoral”, ocasionando maior tempo para a conclusão do voto.

A reportagem também registrou a participação de eleitores idosos, entre eles Pedro Paulo Fernandes, de 98 anos, que compareceu à Escola Estadual Joaquim Nabuco para exercer o direito ao voto.

Entrevistas com autoridades e lideranças partidárias

Ainda durante a apuração, a reportagem da Rádio Tupã conversou com a juíza Nathalia Alonso e Alonso Rossi, que comentou o andamento do processo eleitoral no município.

Após a divulgação dos resultados, a Rádio Tupã também ouviu presidentes de partidos de Tupanciretã:

Benhur Lúcido Terra, presidente do PL de Tupanciretã;
Felipe Burtet, presidente do MDB de Tupanciretã;
Giovani Dalmás, presidente do Progressistas de Tupanciretã;
Luiz Valmor da Silva França, o Catite, presidente do Republicanos;
Marcelo Kuhn Plautz;
Pedro Urubatan Mello, presidente do PT de Tupanciretã.

As entrevistas foram realizadas pela reportagem após o encerramento da votação e a divulgação dos resultados.

Segundo turno

O segundo turno das Eleições 2026 está marcado para o dia 25 de outubro. Na disputa presidencial, os eleitores voltarão às urnas para escolher entre Flávio Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.

A Rádio Tupã acompanhou a votação e a apuração ao longo de todo o domingo e continuará trazendo informações sobre o processo eleitoral e o segundo turno.

CLIQUE AQUI PARA RESULTADOS DOS DEPUTADOS ESTADUAIS

CLIQUE AQUI PARA RESULTADOS DOS DEPUTADOS FEDERAIS

Foto: Reprodução


  • O SUL



Buscar
Categorias
Arquivos