Com turmas esgotadas, acontece no fim de semana a Trilha da Pedreira no Território do Peixe, programada para o domingo, próximo da "Faixinha" de Tupanciretã.
Guilherme Mirasso, Secretário municipal de Turismo e Lazer, destaca este trabalho realizado em parceria com a Agricultura Familiar:
“Esse trabalho que a gente vem desenvolvendo junto com a Agricultura Familiar e com o produtor rural começou lá em abril, a partir do Seminário de Turismo Rural que realizamos.
A partir desse evento, nós criamos um grupo técnico em parceria com Emater, Senar, Sebrae, Secretaria de Turismo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural. Esse grupo passou a fazer visitas às propriedades para conhecer de perto o potencial turístico de cada uma.
Até o momento, 15 propriedades já foram chanceladas dentro desse projeto, o que mostra o engajamento dos produtores em transformar o turismo em uma segunda fonte de renda.
Um ponto importante é que, hoje, dentro do Cadastur, esses produtores podem se cadastrar como receptivos turísticos, sem perder a sua atividade principal na agricultura. Ou seja, eles podem atuar nas duas frentes.
Com base nisso, nós passamos cerca de dois meses planejando a trilha, pensando em algo que fosse agradável e acessível para toda a família. Optamos por um percurso mais curto, justamente para que pais e crianças possam participar, aproveitar o momento e vivenciar a experiência rural de forma leve e divertida.” (Guilherme 1)
Elisiane Spessotto, Proprietária do Território do Peixe, comenta sobre o surgimento do empreendimento:
“A gente sempre gostou de lidar com a piscicultura, e foi a partir desse interesse que o projeto começou a ganhar forma. Contamos com o apoio da técnica Deise, da TAG, que nos deu uma grande ajuda nesse processo.
Inicialmente, a ideia era apenas desenvolver a criação de peixes, mas com o tempo a estrutura voltada ao turismo foi surgindo naturalmente, e a gente aproveitou essa oportunidade.
A propriedade fica na comunidade de Santa Rosa, na RS-392, quilômetro 3, com acesso também pela Moraes, um caminho mais curto para quem vem da cidade.
Atualmente, trabalhamos com a criação de tilápias. No ano passado, conseguimos fazer os primeiros abates para consumo próprio, e agora estamos ampliando a produção. A ideia é, em breve, termos nosso próprio abatedouro, fortalecendo ainda mais a atividade.” (Elisiane 1)
Jones Tadeu Perreira, Proprietário do Território do Peixe, destaca o surgimento da pedreira, e dos benefícios desta união com a Secretaria de Turismo:
“A Pedreira se originou porque, na nossa propriedade, existe uma mineradora, onde fazemos a extração de pedras. É uma empresa legalizada, e durante o trabalho de extração, já pensávamos em aproveitar o espaço futuramente.
Em vez de deixar apenas um buraco ou nivelar o terreno para outro uso, a ideia foi transformar o local em uma área de armazenamento de água, aproveitando o formato natural. Ali perto também passa uma vertente, que de forma natural tende a seguir em direção à pedreira — e a gente até brinca que está ansioso para deixá-la “cair” para dentro, porque isso vai tornar o espaço ainda mais bonito e atrativo.
Foi a partir disso que surgiu o nome ‘Trilha da Pedreira’.
Mas o nosso foco principal é a piscicultura. Estamos montando um abatedouro para o processamento do peixe e envolvendo diversos produtores do município. É uma forma de gerar novas oportunidades, tanto na piscicultura quanto no turismo.
A Secretaria de Turismo tem sido uma grande parceira nesse processo — veio realmente para somar. Hoje já temos 15 propriedades inscritas no projeto, mas acreditamos que muitas outras poderão participar também. Estamos muito empolgados com essa nova fase, acreditando que o turismo rural vai crescer muito por aqui.” (Jones 1)
Com três turmas e vagas esgotadas, os inscritos terão uma experiência inédita no município. Populares que não realizaram sua inscrição, podem visitar o local pela manhã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.